Três novos professores efetivos da Uece tomam posse

16 de abril de 2024 - 13:33

Foram empossados na tarde desta segunda-feira, 15 de abril, mais três novos professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que serão lotados nos novos cursos de graduação de medicina em Quixeramobim e em Cratéus.

Os novos docentes efetivos da Uece, professor Rômulo Pedrosa Pinheiro e a professora Priscilla Luna da Silva ministrarão aulas na Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (FACISC), em Quixeramobim e o professor Loeste de Arruda Barbosa exercerá suas atividades na Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), unidades integrantes da Uece no interior do Estado.

A cerimônia de posse aconteceu na reitoria e foi presidida pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; com participações da pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; do chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; da diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), a servidora Maria José Barbosa; da diretora da FACISC, professora Tatiana Bachur; da diretora da FAEC, professora Liezellote Bonfim e da diretora da Divisão de Admissão de Desempenho (DIAPES) do DEGEP, servidora Lia Carvalho.

Os novos servidores foram nomeados através de ato governamental publicado no diário oficial de Nº 29, datado de 9 de fevereiro de 2024. Após a assinatura do termo de posse, cada docente recebeu das mãos do reitor o ofício de apresentação para exercício das funções de docente e o novo broche da Uece.

Em sua fala, o reitor da Uece, destacou: “Em todo lugar que se chega, seja Itapipoca, Quixeramobim ou Crateús, a universidade é um ente civilizatório. Por isso, criar uma nova cultura institucional se tornou quase uma obrigatoriedade nossa. Devemos estabelecer com a universidade uma relação mais efetiva, mais amorosa, que mostre afeto, que destaque a sua importância e sua relevância. A universidade cresce, cresceu e continua crescendo, apesar das adversidades, estando seu corpo docente e técnico comprometido com aquilo que faz”.

O reitor enfatizou ainda  que a Uece “se tornou um grande patrimônio da sociedade cearense, pelo que faz na formação a nível de graduação, assim como de pós-graduação, sendo produto de muito compromisso com os objetivos da instituição, pela pesquisa e também pela produção de patentes. Vocês chegam em um momento muito especial da nossa universidade.” pontua o reitor dirigindo-se diretamente aos empossados.

Fizeram o uso da palavra também, a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel, o chefe de gabinete, professor Altemar Muniz, a diretora da FACISC, professora Tatiana Bachur, a diretora da FAEC, Liezelotte Bonfim e a diretora do DEGEP, Maria José Barbosa.

Os novos professores fazem parte do maior concurso público realizado pela Uece para docentes do ensino superior do Brasil, com 365 vagas. A instituição atualmente oferta 92 cursos de graduação presenciais e na modalidade de Educação a Distância (EaD), totalizando 18.780 alunos de graduação além de 2.708 discentes de pós-graduação.