Uece promove visita de alunos da ABEMCE ao campus Itaperi no programa INOVAUECE

28 de novembro de 2024 - 15:10

A visita técnica da última etapa do programa INOVAUECE: Futuros Inovadores foi realizada durante toda a manhã desta quarta-feira, 27, quando os alunos da ABEMCE tiveram a oportunidade de conhecer o campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, recebeu os jovens no Auditório Paulo Petrola, dando-lhes as boas-vindas.

“A Uece, nos últimos anos, investiu fortemente em inovação, destacando-se pela criação de projetos como o exoesqueleto funcional para pessoas com deficiência e diversas patentes tecnológicas disponíveis em nosso portfólio online, coordenado pela Agência de Inovação. Com 50% das vagas dos vestibulares destinadas a alunos de escolas públicas, a Uece reafirma seu compromisso com a inclusão social e a interiorização do ensino superior. A expansão recente incluiu novos cursos em cidades como Aracati, Canindé e Quixeramobim, além da contratação de quase 370 novos professores. Apesar de ser uma universidade jovem, com quase 50 anos, nossa Uece é reconhecida nacional e internacionalmente, destacando-se pela formação de alunos que ocupam posições de destaque no Brasil e no exterior”, pontuou.

Os visitantes puderam conhecer laboratórios do curso de pós-graduação em Ciências da Computação, Laboratório de Laticínios e Laboratório de Patologia e Medicina Veterinária Legal (LPMVL), Hospital Veterinário e setores estratégicos de inovação. A visita foi finalizada com um almoço no Restaurante Universitário da instituição, proporcionando uma experiência completa de integração com o ambiente universitário.

Os alunos tiveram oportunidade de visitar o laboratório de microbiologia veterinária (Vettings) e o setor de suinocultura da UECE, conduzidos pelos professores Isaac Neto e Fágner Cavalcante. No Vettings eles conheceram a estrutura componente de um laboratório de microbiologia e tiveram uma explanação sobre biosseguridade no laboratório e processamento de amostras. Já no setor de suinocultura eles puderam conhecer como se divide a atividade em uma granja, conheceram as instalações e tiveram contato com os animais. Visitas como essas são de suma importância por aproximar sociedade e universidade, além de estimular a busca desses alunos pelo ensino superior de qualidade, como é o caso da Uece.

Os estudantes também viram o setor de Laticínios da Favet, a visita foi muito proveitosa e de muito aprendizado. A professora Ana Luiza Cazaux explicou sobre a importância do setor para o aprendizado prático dos alunos da Favet e apresentou a rotina de produção do Laticínio. A funcionária Francilene Soares, que comanda a elaboração dos produtos, como Iogurte, doce de leite e queijos, relatou que estes são produzidos com atenção à qualidade. Ao final da visita, os alunos puderam degustar o delicioso Iogurte que é produzido no laticínio.

O projeto tem como foco a inclusão social e o desenvolvimento de competências empreendedoras. O programa visa inspirar e capacitar jovens para o mercado de inovação, incentivando-os a explorar o potencial transformador do empreendedorismo.

Além disso, o programa tem o objetivo de promover a divulgação científica e tecnológica e incentivar a cultura da inovação e do empreendedorismo entre jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. O INOVAUECE: Futuros Inovadores é uma iniciativa da INCUBAUECE, em parceria com a Agência de Inovação da Uece (AGIN), e conta com o apoio da própria Universidade Estadual do Ceará. Por meio de oficinas, capacitações e visitas técnicas, o projeto fomenta a cultura de inovação e empreendedorismo.

Saiba Mais

A Associação do Bem Estar Social do Ceará (ABEMCE) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em 1988 pela iniciativa de uma equipe de pessoas que atuavam de forma voluntária em várias frentes do trabalho social no bairro Parque São José em Fortaleza, Ceará, com sua sede no bairro Parque São José e 4 filiais distribuídas na região interiorana do estado sendo elas em Pratiús, Baturité, Campos Belos e Caridade, a ABEMCE segue crescendo e desenvolvendo cada dia mais sua atuação no Estado do Ceará.

Participaram da visita técnica a Uece, o professor Isac Neto, diretor do Hospital Veterinário; a gerente operacional da INCUBAUECE, Juliana Andrade; da representante da ABEMCE, professora Latércia Antunes; da assistente técnica em propriedade intelectual da AGIN, Beatriz Silva; Lucas do Nascimento, do apoio administrativo da INCUBAUECE; do professor Leonardo Sampaio Rocha, coordenador executivo da INCUBAUECE; Lucas Mendes, auxiliar administrativo do NAAI.