Projeto literário da Uece lança novos episódios de Linhas de um sertão que há-via

3 de fevereiro de 2026 - 09:14

Em continuidade às ações do projeto Linhas de um sertão que há-via, o Coletivo Ao Pé da Letra, ponto de cultura certificado pela Secretaria da Cultura do Ceará e pelo Ministério da Cultura, e projeto de iniciação artística vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), segue ampliando a difusão da coletânea que integra as comemorações pelos 50 anos da Uece. Após o lançamento dos dois primeiros episódios da série audiovisual (disponíveis no canal da Uece no youtube e também no spotify), o coletivo disponibiliza agora mais dois novos episódios, reforçando a proposta de levar a literatura sertaneja e nordestina a diferentes públicos e plataformas.

A coletânea reúne 24 contos que retratam aspectos do cotidiano sertanejo e nordestino, preservados na memória afetiva como um fio que conecta modos de vida do passado às experiências contemporâneas.

Os contos ganharam vida em múltiplas linguagens artísticas. Foram ilustrados por bordados, que compõem a exposição itinerante Linhas de um sertão que há-via, realizada de 6 a 10 de outubro, na Reitoria da Uece, e nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Sindicato dos Professores de Crateús.

Dando continuidade ao projeto, o coletivo lançou mais dois episódios, agora disponíveis no canal da Uece no YouTube:

🎬 Seres da caatingahttps://www.youtube.com/watch?v=OcfO34mWcFo
🎬 Abelhashttps://www.youtube.com/watch?v=EX_8qjRBG9s

O conceito do projeto é unir a literatura a diferentes linguagens artísticas e disponibilizar seus produtos em plataformas impressas e digitais, ampliando a acessibilidade para pessoas surdas, com deficiência visual e de diferentes faixas etárias. A proposta também busca fortalecer a integração entre a Universidade e o sistema de educação básica, mobilizando talentos, artes e inventividade em ações de formação humana e letramento literário.

As ações do Linhas de um sertão que há-via dialogam com o projeto Círculo de cultura: letramento literário e formação humana”, integrante da Rede Interset Ceará — iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), em parceria com Instituições Públicas de Ensino Superior do estado. “A atuação dos projetos aprovados é marcada pela transversalidade, promovendo ações em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cultura e direitos humanos, com foco em comunidades periféricas e vulnerabilizadas”, destaca a pró-reitora de Extensão da Uece, Maria Anezilany Gomes.

Sobre os novos episódios

– Seres da caatinga
Conto de Carlos Bonfim, bordado por Ana Paula, lido por Epitácio Macário, com sonorização de Ianni Macário e Elnatan Nunes, edição de Richelly Barbosa, direção de Wescley Pinheiro e produção da equipe de bolsistas do laboratório Cetros. Terceiro episódio da série Linhas de um sertão que há-via, vinculada ao ponto de cultura Coletivo Ao Pé da Letra.
Direção geral: prof. Epitácio Macário e Richelly Barbosa.
Homenagem aos 50 anos da Universidade Estadual do Ceará.

– Abelhas
Conto de Zélia Sales, bordado por Nazaré Fraga, lido por Stephany Ellen, com sonorização de Elnatan Nunes, edição de Richelly Barbosa, direção de Wescley Pinheiro e produção da equipe de bolsistas do laboratório Cetros. Quarto episódio da série Linhas de um sertão que há-via, vinculada ao ponto de cultura Coletivo Ao Pé da Letra.
Direção geral: prof. Epitácio Macário e Richelly Barbosa.
Homenagem aos 50 anos da Universidade Estadual do Ceará.

Acesse o Catálogo da exposição Linhas de um sertão que há-via:
https://www.uece.br/cetros/wp-content/uploads/sites/99/2025/11/Cat%C3%A1logo-Linhas-de-um-Sert%C3%A3o-que-H%C3%A1-via-2025_compressed.pdf