Tese de egressa do PPGS é uma das finalistas em concurso da ANPOCS

4 de setembro de 2024 - 08:01

 

A tese da discente egressa do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), Luciana Nogueira Nobrega, defendida em setembro de 2023, é uma das finalistas do Concurso ANPOCS de Obras Científicas, Teses e Dissertações, na categoria Teses. Com o título “Eu fui tão feliz que dói!” – entre políticas de invisibilidade e políticas de existência: os Anacé e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Ceará”, a pesquisa foi orientada pela professora Lia Pinheiro Barbosa.

A tese aborda o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, no Ceará, e o povo indígena Anacé, que ocupa tradicionalmente o território-destino de recursos financeiros e de políticas de Estado voltados à instalação de indústrias e de um conjunto logístico que integra porto, rodovias e ferrovia. No contexto da relação conflituosa que se estabeleceu, interessou-me compreender, por um lado, como o Estado vai agindo para instituir objetiva, social e simbolicamente um modelo de desenvolvimento como único possível e pensável, e, por outro lado, como os Anacé se mobilizaram para, não só resistir a esse processo, mas, estabelecendo práticas, alianças e compromissos, confrontar esse “desenvolvimento” a partir de suas formas específicas de fazer mundos e de (re)produzir a vida, o que denomina-se de políticas de existência.

A tese está disponível no repositório da Uece https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=111964

Ao todo, 51 teses foram inscritas no Concurso. O trabalho de Luciana foi selecionado entre os 15 finalistas na categoria Doutorado.

O resultado final do Concurso será divulgado no dia 18 de outubro, em sessão virtual de premiação durante o 48º Encontro Anual da ANPOCS.