Tenda da Inovação mostra o que de inovador está acontecendo na UECE

28 de novembro de 2013 - 13:21

A XVIII Semana Universitária teve como uma de suas principais realizações a primeira edição da Tenda da Inovação, coordenada pelo Instituto de Estudos, Pesquisa e Projetos (IEPRO), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que desempenha papel de articulador e catalizador, fomentando e executando projetos nas mais variadas áreas de atuação da ciência e da tecnologia.

A Tenda da Inovação tem por objetivo mostrar e divulgar a um amplo público o que de “bacana e inovador está acontecendo na UECE, seus projetos mais exitosos”, como afirmou o diretor-presidente do IEPRO, professor Plácido Castelo Neto. São três projetos que estão tendo grande aceitação e causando impacto bastante positivo na sociedade.

alt

Um deles é de energia renovável, com matriz solar, coordenado pelos professores Lutero Carmo de Lima e Francisco Sales Ávila Cavalcante, do Curso de Física. Outro é uma parceria da Dell Computadores com o Mestrado de Ciências da Computação, há dois anos, no desenvolvimento de aplicativos para portadores de deficiência. E o terceiro é monitoramento das questões da drogaadição e da violência contra mulheres, através do Núcleo de Pesquisas Sociais (NUPES), do Mestrado de Políticas Públicas.

alt

Quem está presente também na Tenda da Inovação é o Sebrae. “Estamos alinhando uma grande parceria com o Sebrae Tech uma consultoria técnica especializada, por intermédio do nosso corpo docente, nas áreas de agronegócio, biotecnologia e tecnologia as informação”.

alt

O sucesso da Tenda da Inovação em sua primeira edição leva o diretor-presidente do IEPRO a estimar em 2014 haverá uma segunda e que a iniciativa deve entrar no calendário de realizações da UECE.