Tema do café debate da SEPLAG dessa sexta discute mercado de trabalho dos jovens

28 de maio de 2009 - 15:23

“Inclusão da Juventude no Mercado de Trabalho” é o tema do Café com Debate que a Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) realiza, em seu auditório, a partir das 8h30min, dessa sexta-feira 29. O palestrante será o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Francisco de Assis Diniz. Atuando como debatedores, a diretora de Estudos Sociais do Ipece, Eveline Barbosa, e o assessor especial de Políticas Públicas do Gabinete do Governador, Ismênio Bezerra. O Café com Debate do mês de abril contou com a última participação da Secretária Silvana Parente. O clima já era mesmo de despedida e o tema escolhido para aquela ocasião dizia muito do perfil da técnica Silvana Parente. Um dos debatedores do evento de despedida da Secretária foi o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Francisco de Assis Moura Araripe, que elogiou a iniciativa da Secretária em realizar o debate sobre Gestão Pública.

Na ocasião, o Reitor Assis Araripe falou nas questões que envolvem a realidade local, destacando alguns passos a serem efetivados para uma administração eficiente, resultando
num Estado moderno. Sobre o mesmo assunto, acrescentou ainda que, a partir do momento em que as pessoas têm uma visão sistêmica de um processo, elas adquirem uma consciência participativa. Falou da Instituição que dirige e aproveitou a oportunidade para se dirigir à Secretária para mostrar os vários problemas que a UECE enfrenta, como a falta de professores.

O Café com Debate de abril foi realizado com a parceria do Comitê Gestor do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), lançando na ocasião, o Prêmio Ceará Gestão Pública, tornando o Estado do Ceará pioneiro no país na implantação desse modelo de avaliação nos órgãos e entidades do setor público. O evento contou com a presença do diretor do Gespública, Bruno Palvarini, e do gerente do Prêmio Nacional de Gestão Pública, César Viana, que debateram o tema com o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Francisco de Assis Moura Araripe.

A secretária Silvana Parente apresentou um balanço das ações do Governo, destacando a implantação do novo modelo de gestão, o MAPP, ferramenta de gestão para monitoramento de todas as ações do governo, e PPA participativo e regionalizado. Lembrou, ainda, a importância do desafio da integração da rede de gestores de planejamento, fortalecimento da área de tecnologia da informação e a implantação do sistema S2GPR, interligando todo o sistema de contabilidade.