Tema da XXVIII Semana Universitária é escolhido pela comunidade acadêmica

17 de abril de 2023 - 11:32 # #

Com 482 votos, a comunidade acadêmica da Uece decidiu que o tema da 28ª edição da Semana Universitária será Educação, geração de conhecimento e tecnologias emergentes: desafios globais.

A semana universitária de 2023 será realizada no período de 25 a 28 de setembro de 2023 com uma novidade, a SU será multicampi integrada, ou seja, será realizada em todos os campi da Uece.

A votação teve um total de 937 respostas, tendo o tema Educação, territórios e horizontes: desafios para a democracia na contemporaneidade obtido 287 votos e o tema Epistemologia da Pós-Modernidade: desafios para a educação decolonial, 168.

Sobre o tema ganhador

Entende-se que a relação entre educação, geração de conhecimento e tecnologias ganha relevância face às transformações mais recentes no fazer pedagógico num contexto permeado pelas tecnologias. A massificação do ensino remoto no período da pandemia intensificou ainda mais essa relação, bem como, a defesa da incorporação das possibilidades tecnológicas emergentes na educação. Principalmente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). No entanto, no processo de economia globalizada há ambiguidades e contradições. A tecnologia e o processo econômico não se estruturam de forma idêntica em todo o espaço social e nem é assegurado igualmente o acesso das pessoas aos bens culturais produzidos pelos avanços tecnológicos.  Neste contexto, as desigualdades regionais de acesso às tecnologias e a exclusão digital se colocam como desafios globais à educação e não podem ser ignoradas no debate do tema.