Somos (R)existência: exposição fotográfica acontece na Uece no mês da Consciência Negra
19 de novembro de 2024 - 14:54
O Núcleo de Línguas do campus Fátima, em parceria com o projeto de iniciação artística Percursos Formativos em Fotografia, promove, no período de 21 a 30 de novembro, a exposição fotográfica Somos (R)existência, em comemoração ao mês da Consciência Negra. A mostra apresenta 31 fotos, produzidas nos campi Itaperi e Fátima.
Idealizada pelos professores Cinthya Sousa Machado e André Accioly, o objetivo principal da exposição é evidenciar a presença de pessoas negras que compõem a comunidade ueceana, sejam elas docentes, discentes, servidores técnico-administrativos ou colaboradores. Além disso, segundo a professora Cinthya, a iniciativa promove a reflexão sobre as lutas e resistências históricas contra a discriminação racial, ressaltando a importância do combate às desigualdades raciais no ambiente acadêmico e na sociedade.
Professor André explica que as fotografias foram construídas a partir da escolha de cores fortes, buscando retratar traços dos próprios fotografados, expressando a diversidade, a presença e a representatividade de pessoas negras na Uece. O docente destaca que a definição do título da exposição surgiu por meio de relatos feitos pelos próprios participantes durante as sessões fotográficas. Por fim, ressalta que “essa obra coletiva não é somente uma produção estética, mas também uma produção política que oportuniza o acesso democrático à cultura na universidade”.
A exposição estará em exibição no Hall de entrada do Centro de Humanidades da Uece, campus Fátima, de 21 a 27 de novembro; e na sala de recepção do Complexo Poliesportivo, no campus Itaperi, entre os dias 28 e 30 de novembro, durante os Jogos da Uece.
Os organizadores pretendem, ainda, com o apoio da Proex, fazer uma exposição itinerante nos diversos campi da Uece.