Sofrimento psíquico tem maior chance de surgir no período universitário

19 de setembro de 2014 - 11:33

“Crise e sofrimento psíquico: como qualificar o professor universitário para lidar com essa diversidade”. Este é o tema do seminário que o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizará nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório Paulo Petrola, na Reitoria, no Campus do Itaperi.

A professora Maria Salete Bessa Jorge, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, diz que pesquisas apontam que o sofrimento psíquico tem maior chance de surgir pela primeira vez no início da vida adulta, principalmente no período universitário.

Esta ocorrência pode estar relacionada ao afastamento natural de um contexto conhecido, como a família e as relações sociais construídas até então, para o ingresso na universidade, em um novo ciclo repleto de desafios, o que pode representar sensações de perda e desencadear situações de crise.

“Nesse contexto, é importante que as instituições formadoras estejam atentas a esse fato, estabelecendo intervenções voltadas ao acolhimento e ao cuidado com o sofrimento dos estudantes, além de dar suporte para lidarem com as situações conflituosas inerentes à vida acadêmica e qualidade de vida pessoal, prevenindo possíveis disfunções e distúrbios”, ressalta a professora.

A palestra de abertura do seminário, no dia 25, pela manhã, será sobre a “Nova filosofia da atenção psicossocial para o cuidado em crise e adoecimento psíquico aos universitários”. À tarde, será proferida palestra sobre “Promoção da saúde mental na comunidade acadêmica: como lidar com os casos de crises e sofrimento psíquico de estudantes universitários?”. Encerrando o seminário, a palestra “Promoção da saúde mental na comunidade acadêmica: como lidar com os casos de crises e sofrimento psíquico de estudantes universitários?”.

Mais informações pelos telefones (85) 3101 9826 e 3101 9891