Sistema de Bibliotecas da UECE lança livro sobre sua história

12 de abril de 2021 - 14:14 # #

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) lança o livro 45 Anos de vida, tantos de história: memórias do SISBUECE. O livro conta a história de como, onde e por que as bibliotecas da Universidade Estadual do Ceará se formaram, relatando as vitórias, os avanços, os anseios, as descobertas e os acontecimentos vivenciados ao longo de quase meios século de existência.

A construção dessa publicação foi realizada a várias mãos, como conta a bibliotecária da Biblioteca Central e uma das organizadoras da edição, Lúcia Oliveira. “Tivemos o grande apoio da diretora do SisbUECE, Ana Néri Barreto de Amorim; da diretoria da Faculdade de Veterinária, que nos cedeu publicações e fotografias; dos colaboradores da Editora da UECE, que possibilitaram a diagramação, a revisão e a publicação de nosso livro, e, claro, de todos os servidores e colaboradores de nossa biblioteca”.

A publicação conta com o prefácio do ex-reitor e professor da UECE Jackson Sampaio. Para o professor, “o Sistema de Bibliotecas da UECE baseia, estimula e acolhe a vida intelectual da instituição, disponibilizando-a para a sociedade cearense, brasileira, também para o mundo, pela integração crescente à internet e às redes sociais. Importante parcela da memória do mundo está sendo guardada e cuidada por nós, no Sistema de Bibliotecas da UECE, cuja história e organização se encontram expostas neste livro, suporte ativo do que precisamos saber sobre nós, para sermos o que somos e o que queremos ser.”

Além de apresentar um resgate histórico sobre a criação do sistema de bibliotecas e das bibliotecas das unidades da UECE no interior do estado, a edição conta com depoimentos de ex-diretoras do Sistema de bibliotecas e com estatísticas sobre o acervo e os funcionários.

Acesse aqui a obra completa.