Setudec de Amontada articula parceria com a Uece

24 de março de 2023 - 16:01

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, acompanhado pela pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento, recebeu, na manhã desta sexta-feira (24), no Gabinete da Reitoria, o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultural (Setudec) de Amontada, Roberto Cariri, e a coordenadora de Turismo do município, Valdenice Sousa; ambos são também estudantes do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Uece (MPGNT).

O município de Amontada, fortemente vocacionado para o turismo impulsionado por seu litoral, tem sido potencial para o planejamento e desenvolvimento de projetos, nesta área. Segundo o secretário, o desafio tem sido realizar os projetos e gerir o crescimento da atividade turística de forma a equilibrar desenvolvimento econômico e social. A Secretaria pretende qualificar os trabalhadores da região, de modo que a geração de renda para a comunidade esteja pautada na sustentabilidade dessas famílias.

Outras preocupações da Secretaria estão relacionadas à preservação dos ambientes e ao fortalecimento da economia azul e da cultura local. Neste sentido, a gestão prevê a realização da I Mostra da Economia Azul. Também conhecida como economia do mar, a economia azul visa promover o crescimento econômico, tendo como base a preservação dos ecossistemas marinhos e na sustentabilidade ambiental; refere-se à valorização do recurso mais necessário para a vida, a água. O evento oferecerá uma séria de palestras, exposições, festival náutico, com natação, jangadas, canoas, kites e mais, envolvendo não apenas os participantes da Mostra, mas também a população trabalhadora da cidade.

Para apoiar o desenvolvimento dessas ações, a Setudec/Amontada busca a parceria com a Uece. O reitor Hidelbrando Soares reconheceu a importância do desafio apresentado. A Uece conta com projetos e núcleos de atuação nas áreas de inovação, cultura alimentar e arte, os quais contribuir com as iniciativas, caso se confirme a formalização da cooperação.