Seminário Internacional na Uece debate Democracia Participativa e Administração Pública

25 de julho de 2017 - 18:49 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPPPP), em parceria com a Universidade de Coimbra, com apoio e organização do Instituto Desenvolvimento Estratégia e Conhecimento (Idesco), realizou no dia 21 de julho, Seminário Internacional “Democracia Participativa e Inovação na Administração Pública”, no Auditório Aluísio Cavalcante, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), no Campus Itaperi.

alt

Abertura do encontro foi presida pelo reitor da Uece, Jackson Sampaio. A palestra magna sobre o tema Para uma democracia de alta intensidade: quais as contribuições das novas tecnologias, foi ministrada pelo Sênior Researcher, do Centro de Estudos Sociais (Cesa), da Universidade de Coimbra em Portugal, Giovanni Allegretti. Coube ao diretor do Cesa da Uece, Vladimir Spinelli, fazer apresentação do ilustre convidado. A palestra foi moderada pelo coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas Horácio Frota.

alt

O objetivo geral do seminário foi a divulgação e o debate científico da inovação na gestão de cidades, com base em modelo teórico desenvolvido na Uece, incluindo ai, o cidadão no cotidiano da administração pública municipal, apresentando-se ainda, um aporte da ciência da administração na trajetória da democracia participativa, capaz de discutir o aproveitamento das tecnologias de informação e comunicação.

Para o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, sem a participação das universidades não poderemos resolver os nossos problemas. E conclui: Água, alimentos, meio ambiente, pobreza, fome, todos esses enigmas estão relacionados às cidades, que envolve políticas públicas, daí, com, ainda, níveis altos de pobreza e crônicas dificuldades de água, o Ceará precisa ter políticas públicas continuadas, de qualidade, embasadas em conhecimento consistente.

alt

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, ressaltou que, estava imaginava vários dicionários de conceitos/categorias buscando expressão no evento: um, que articula política, cidade, estado, democracia; outro, que articula filosofia, ciência, ciência básica, ciência aplicada, desenvolvimento tecnológico, inovação; ainda outro, que articula planejamento, programação, estratégico, participativo. Concluiu afirmando não haver inovação sem pesquisa científica, investimento sem risco, ciência sem busca da compreensão, e democracia sem planejamento participativo.

alt

Gestão das Cidades, Fundamentos e Inovação na Gestão Pública foi outro tema debatido durante o seminário, apresentado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração e presidente do Idesco, Roberto Pinto; pelo coordenador da Rede de Núcleos de Inovação do Estado do Ceará (Redenit-CE), Samuel Façanha; e pelo diretor de Desenvolvimento Institucional  e de Gestão de Cidades do Idesco e coordenador do Centro de Referência em Estudos de Gestão de Cidades (GESCID), Hermano Carvalho e Nilo Júnior. O debate foi seguido da apresentação da “Metodologia de Implantação do Modelo de Gestão Inteligente de Cidades.

alt

Estavam ainda presentes no Seminário Internacional, o pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Silva; a diretora do Centro de Educação, Josete Castelo Branco Sales; Diretores de Centros e Faculdades, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, professores e alunos de Programas de Pós-Graduação e Extensão da UECE; pesquisadores técnicos do Banco do Nordeste/ETENE e demais convidados.