Seminário Internacional: Inovação e Desenvolvimento Regional

14 de setembro de 2011 - 19:38 #

“Universidade Empreendedora, Inovação e Desenvolvimento Regional” é o tema da conferência de abertura do Seminário Internacional: Inovação e Desenvolvimento Regional, ministrada pelo Henry Etzkowitz, Senior Researcher, Human Sciences and Technology Advanced Research Institute (H-STAR), Stanford University. Promovido pela Universidade Estadual do Ceará, por meio do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (IEPRO) da UECE, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, o seminário, que acontecerá de 5 a 7 de outubro de 2011, no Auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, localizado na Rua 25 de Março nº 882 – Centro, tem como principal objetivo o debate científico sobre o tema do evento, cuja base conceitual é o “Modelo da Hélice Tríplice”. Segundo o coordenador dos trabalhos, professor Hermano  Carvalho, vêm a Fortaleza para o seminário, cientistas e pesquisadores de sete países.

Com uma programação científica bem diversificada, o seminário contará com oito painéis e palestras  para debater o livro Hélice Tríplice, de autoria do pesquisador Henry Etzkowitz, no qual o autor apresenta o modelo de interação da Universidade, da Indústria e do Governo como “a chave para a inovação em sociedades, cada vez mais baseadas no conhecimento”. O coordenador Hermano Carvalho, disse que a iniciativa de realizar o I Seminário Internacional de Inovação e Desenvolvimento Regional, deve-se a necessidade de colocar essas questões no seio da sociedade cearense, nordestina e brasileira, de maneira geral, em busca de soluções. A UECE , através do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e do Mestrado Acadêmico em Administração, contribuem para gerar resultados.

Agindo assim, a UECE cumpre o seu papel de instituição geradora de conhecimento no nível regional, propondo a realização de evento dessa natureza, em Fortaleza. O resultado será divulgar o Modelo da Tríplice Hélice, com o debate dos conceitos que lhe são subjacentes, como forma de colocar o contexto das universidades, da empresas e dos governos. A partir daí, inicia assim os primeiros passos de uma interação efetiva e proveitosa dos três atores, em prol do desenvolvimento regional.

Confira AQUI a programação completa do I Seminário Internacional de Inovação e Desenvolvimento Regional.

Informações e Inscrições através do site: