Uece participa de seminário da Rede Interset-CE sobre extensão universitária no Ceará

2 de fevereiro de 2026 - 11:55

A Rede Interset-CE, projeto em desenvolvimento voltado ao estudo de viabilidade e à construção de um modelo de governança para o fomento de redes intersetoriais de extensão universitária com a educação, realizou, nesta segunda-feira (2), seminário de apresentação dos resultados parciais das ações em andamento. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE), do Ministério da Educação (MEC).

Em 2025, a Rede Interset-CE viabilizou a implementação de 70 projetos de extensão, envolvendo as sete universidades públicas do Estado do Ceará, o que resultou na concessão de 331 bolsas de estudo para estudantes de graduação. As ações alcançam 175 municípios cearenses, fortalecendo a articulação entre universidades e sistemas de ensino.

O seminário teve como objetivo apresentar os resultados parciais (seis meses) de 55 projetos intersetoriais de extensão em execução pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (Uece), com 22 projetos, e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O encontro promoveu o acompanhamento sistemático das ações, a socialização de experiências, a avaliação do andamento dos projetos e a proposição de ajustes que contribuam para o fortalecimento dos resultados e para a coerência metodológica e institucional das iniciativas.

Durante o evento, também foi realizada uma Feira de Projetos/Exposição, com a participação de professores e estudantes das instituições envolvidas, ampliando o intercâmbio de experiências e a visibilidade das ações desenvolvidas.

O reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Hidelbrando Soares, que participou do seminário, destacou a relevância da extensão universitária para a transformação social. “Transformar a vida das pessoas, e transformar para melhor. Projetos de extensão como estes que acompanhamos hoje neste seminário traduzem muito bem aquilo que a universidade pública faz no Brasil e, de forma muito especial, no Ceará. A extensão na universidade pública cearense é fortemente popular, vinculada aos territórios e a grupos populacionais vulneráveis. Esses projetos levam o conhecimento produzido nas universidades para mais perto do nosso povo, sendo o Ceará é um território fértil para iniciativas inovadoras e de vanguarda como esta”, afirmou.

A transmissão completa do seminário realizado no auditório da reitoria da Universidade Federal do Ceará pode ser acessa aqui.

Dando continuidade às atividades, nesta terça-feira, 3 de fevereiro, o mesmo seminário será realizado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Auditório do Nupeisc, no campus Itaperi, no horário das 8h às 13h, com transmissão pela Canal da Uece no youtube (acesse aqui) reunindo gestores, docentes, estudantes e representantes das instituições parceiras para o acompanhamento e fortalecimento das ações da Rede Interset-CE.