Semana Universitária lança premiação Garotas fazem Ciência

6 de julho de 2023 - 14:26 # #

A Semana Universitária de 2023 apresenta uma premiação inédita: o Prêmio “Garotas fazem Ciência”. O prêmio é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e tem como objetivos: incentivar e apoiar a inserção de mulheres na carreira de cientistas e pesquisadoras; revelar mulheres talentosas para a educação, ciência, tecnologia e inovação; impulsionar a participação da mulher pesquisadora na Uece e no Ceará e investir em discentes de graduação e pós-graduação que buscam soluções para os desafios da sociedade brasileira, em geral, e da cearense, em particular.

Podem se inscrever alunas frequentando cursos de graduação ou de mestrado ou de doutorado ou ainda que concluíram a graduação ou pós-graduação a partir de 02 de janeiro de 2023 até o prazo final das inscrições e submissão dos resumos expandidos.

Para cada uma dessas categorias serão selecionadas até seis discentes, sendo duas para cada grande área de conhecimento, definidas pelo CNPq: a) Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra; b) Engenharias e Ciências Humanas; e c) Sociais, Letras e Artes.

A inscrição deve ser realizada individualmente, no site da semana, cumprindo os requisitos divulgados no edital da premiação. Dos trabalhos inscritos, será avaliado o mérito científico, relevância, aplicação prática da pesquisa, originalidade de seu conteúdo e contribuição para o avanço da área do conhecimento e qualidade do texto.

A classificada em primeiro lugar na categoria Discente de Graduação receberá R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) e a classificada em segundo lugar receberá R$ 800,00 (oitocentos reais). Já na Categoria Discente de Pós-Graduação, a classificada em primeiro lugar receberá R$ 2.000,00 (dois mil reais) e em segundo lugar R$ 1.000,00 (mil reais).

Confira aqui edital completo.