Semana de Combate à Violência contra Mulher – NAH realiza minicurso e participa de eventos

25 de novembro de 2020 - 11:24 # # # # #

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, data em que o Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres Vítimas de Violência (NAH) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) reafirma sua missão, levando conhecimento sobre o assunto por meio da realização de minicurso e da participação em eventos.

Durante toda esta semana de combate, o NAH realiza o minicurso “Violência contra as mulheres na Universidade: uma abordagem a partir da experiência do NAH”, integrado à programação da XXV Semana Universitária. O minicurso aborda assuntos como violência de gênero contra as mulheres na universidade e tipos de violência, além de dados de pesquisas e informações sobre a experiência do Núcleo.

Hoje (25/11), o NAH participa também de evento realizado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Casa da Mulher Brasileira, que acontecerá no canal da SPS no YouTube (youtube.com/spsceará), a partir das 14h, com a presença da jornalista e autora de livros feministas, Heloísa Buarque de Holanda; e da doutora em Saúde Pública e ex-presidenta da União Brasileira de Mulheres, Katia Souto.

Na noite desta terça (24), o NAH participou, ainda, da mesa-redonda: “Vamos Falar Sobre Assédio na Universidade?”, pelo canal da Uece no YouTube.

A coordenadora do NAH, professora Teresa Esmeraldo, destaca a importância do Núcleo para as mulheres da comunidade acadêmica. “O NAH tem um papel fundamental no combate, na prevenção e na proteção às mulheres em situação de violência dentro da universidade. O Núcleo tem a missão, o objetivo, de acolher de forma humanizada essas mulheres, fazer a escuta qualificada e dar os encaminhamentos necessários de denúncias dentro do ambiente acadêmico. Esse trabalho é de suma importância para que possamos construir cada vez mais uma rede de enfrentamento à violência contra as mulheres dentro da Uece”.