Secretária da Igualdade Racial inaugura disciplina Relações Étnico-raciais

16 de março de 2023 - 08:42

O Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual do Ceará (CESA) no campus Itaperi ficou pequeno para assistir, ouvir e aplaudir de pé, a professora da Uece e atual secretária da igualdade racial do Ceará, professora Zelma Madeira, que na noite da última terça-feira (14), ministrou a aula pública com o tema “Questão Racial e Serviço Social: avanços e desafios da formação profissional”.

Em sua fala, a professora Zelma tratou sobre os aspectos do racismo estrutural na formação social brasileira e sua relação com atuação histórica do Serviço Social no Brasil. Além disso, a pesquisadora apresentou dados sobre os aspectos da abolição inacabada e suas consequências para as relações sociais do país na contemporaneidade. Alunos e professores participaram do debate trazendo questões e reflexões sobre suas próprias vidas e sobre aspectos da formação profissional em Serviço Social.

A aula pública foi organizada pela professora Larrisa Pinheiro, que ministra a nova disciplina de Relações Étnico-raciais e Serviço Social do curso de graduação de Serviço Social da Uece e conta com a participação da estagiária em docência do Mestrado Acadêmico de Serviço Social (MASS) Nádia Amaro.

Sobre a professora Zelma

Zelma Madeira possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado e Doutorado em Sociologia, ambos pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família (NUAFRO/UECE). Foi Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Ceará (CEPPIR) (2015-2020), cuja atuação como idealizadora da Campanha Ceará Sem Racismo, Respeite minha história, Respeite minha diversidade, lhe garantiu o Prêmio Innovare 2020, na categoria Justiça e Cidadania. Esteve à frente da Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais (ASEMOV), pasta ligada à Casa Civil do Governo do Estado do Ceará (2020-2022). Atualmente é Secretaria Estadual de Igualdade Racial do Ceará (2022-atual).