RU Itaperi reabre oficialmente após ampla manutenção predial

9 de agosto de 2024 - 15:59

 

Ocorreu, na manhã desta sexta-feira, 9 de agosto, ato de reabertura do Restaurante Universitário do Itaperi, após 33 dias fechado para manutenção predial. O evento contou com a participação de autoridades universitárias e com a apresentação musical do discente do Mestrado Acadêmico em Serviço Social (MASS), Bosco Defar e Banda, trazendo ritmos de pagode e samba.

“O restaurante universitário é a principal ação de assistência estudantil, além das bolsas e outros benefícios, mas é a principal ação de permanência universitária para os estudantes. Quero parabenizar aqui a equipe da Proad, na figura do pró-reitor Fernando Santos, a equipe da Salinas, responsável pela obra, e o professor Hidelbrando, que se empenhou na manutenção e no cumprimento do prazo da obra, garantindo a sua conclusão em prazo recorde, para que a prestação dos serviços fosse retomada”, pontua a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaiganc, que comentou ainda a existência de ações para a construção de restaurantes e refeitórios universitários nos demais campi da Uece.

As obras foram necessárias tanto para ampliar a capacidade de atendimento quanto para corrigir problemas estruturais que poderiam afetar a qualidade dos serviços oferecidos. A manutenção predial abrangeu diversas melhorias, incluindo: reestruturação de 30% da coberta metálica; manutenção e troca de telhas de zincalumínio; expansão da capacidade instalada; pintura interna e externa; polimento do piso industrial; recuperação da fachada metálica; recuperação do forro de PVC; manutenção dos banheiros externos; melhoria da infraestrutura elétrica; recuperação do revestimento e pintura do forro da cozinha, além da aquisição de forno e de panelas industriais.

“A importância do Restaurante Universitário do Itaperi é notória e crescente. Hoje, após 12 anos de sua construção, o RU oferta, em média, 2000 refeições diárias com qualidade. E agora, com esse espaço reformado e ampliado, poderemos ofertar mais refeições para nossa comunidade acadêmica”, pontua o pró-reitor de administração, Fernando Santos.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, pontuou a parceria com a empresa que executou a obra: “tivemos uma parceria fundamental com a empresa responsável por essa obra, que é a empresa Salinas. Eu queria agradecer aqui à empresa em nome de dois de seus funcionários e do engenheiro responsável pela empresa, que é o Eduardo Leitão, e o outro é o engenheiro das obras aqui no campus, que é o Paulo Lima. O prazo regular dessa obra seria de 60 dias. Se desse tudo certo, seriam 60 dias E a gente, sabendo do impacto, para a comunidade acadêmica, do fechamento do restaurante, ajustou com a empresa a redução desse prazo para 30 dias. Era um prazo desafiador e, graças a Deus, esse prazo foi cumprido”.

O reitor ressaltou ainda o trabalho que a gestão vem fazendo para garantir a construção e a inauguração de restaurantes e refeitórios nos campi do interior: “em 2025, esperamos inaugurar os restaurantes e refeitórios do CH, da Feclesc, da Faec, da Facedi, da Fecisc e do Cecitec, porque o nosso objetivo é universalizar esse serviço, essa política estudantil, para toda a comunidade acadêmica.

Estiveram presentes o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar da Costa Muniz; o pró-reitor de Administração (Proad), economista Fernando Santos; a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaignac; a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; o diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), professor Nilberto Falcão do Nascimento; a representante da equipe técnica do RU, Ana Klécia Pitombeira; a nutricionista-chefe do RU, Zenaide Braga; o assessor da Proad, servidor Rodrigo Alves Ribeiro, e os representantes da empresa Salinas Construções, engenheiros Eduardo Leitão e Paulo Lima.