Reunião do Cepe e Consu homologa resultado da eleição de reitor da Uece

9 de dezembro de 2024 - 15:55

Em sessão conjunta presidida pelo decano da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Luciano Moura Cavalcante, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e o Conselho Universitário (Consu) homologaram, na última sexta-feira (6), o resultado da eleição de reitor e vice-reitor da instituição. Com chapa única, os atuais gestores, professores Hidelbrando dos Santos Soares e Dárcio Ítalo Alves Teixeira, foram confirmados pelos conselhos para a gestão 2025–2029.

A reunião, que contou com quórum de dois terços dos membros dos dois conselhos, foi realizada no salão dos órgãos de deliberação coletiva, localizado no térreo da Reitoria. Durante a sessão, além da homologação do resultado da consulta à comunidade acadêmica, foi composta a lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado para nomeação oficial.

De acordo com os critérios de elegibilidade, a lista tríplice foi definida com base no maior tempo de serviço (decania) na carreira de magistério superior, dentre os membros do Conselho Universitário (Consu), e, pelo menos, cinco anos de experiência no magistério da Uece. A regra da escolha com base na decania foi proposta e aprovada em reunião do Conselho Universitário (Consu). A composição final da listra tríplice ficou assim:

1. Primeira lugar (chapa eleita): professor Hidelbrando dos Santos Soares e professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira;

2. Segunda lugar: professor José Ernandi Mendes (segundo decano) e professor João Rameres Regis (quarto decano);

3. Terceira lugar: professora Adriana Maria Duarte Barros (terceiro decano) e professor Isaías Batista de Lima (quinto decano).

A homologação da lista foi aprovada pelos conselheiros presentes com o seguinte resultado: 32 votos favoráveis, um voto contrário, e nenhuma abstenção ou voto nulo.

 

Próximos passos

A lista tríplice homologada será encaminhada ao governador do Estado do Ceará, que designará oficialmente o reitor e vice-reitor para o novo mandato. O processo, que segue normas regimentais, reafirma o compromisso da Uece com a gestão democrática e participativa, garantindo transparência e representatividade na condução da universidade.