Restaurante Universitário da Feclesc estará pronto no primeiro semestre de 2022

9 de dezembro de 2021 - 13:43 # # # #

Além do RU, a comunidade universitária terá também outros espaços restaurados

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, tem acompanhado pessoalmente as obras em andamento nas diversas unidades da instituição. No último mês de novembro, visitou a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), campus de Quixadá, acompanhado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda.

Na unidade, foram retomadas as obras do Restaurante Universitário, e são realizadas obras de manutenção no prédio da Feclesc e em sua residência universitária, executadas com recursos do Tesouro Estadual.

“Estou acompanhando de perto a retomada das obras do Restaurante Universitário da Feclesc, que tem previsão de entrega em junho do próximo ano. Ao mesmo tempo, acompanho de perto os serviços de manutenção no prédio do campus e na residência universitária da Faculdade. Queremos que, em março de 2022, tanto as reformas do prédio da Feclesc como as da residência universitária, estejam disponibilizadas para toda a comunidade”, salientou o reitor Hidelbrando Soares.

Como objetivo previsto no plano de gestão, o reitor completa: “A possibilidade de ampliação da universidade passa necessariamente por uma interiorização qualificada e consistente, aspecto que envolve estrutura tanto de pessoal quanto física. É essa expansão da Uece que estabelecemos como uma grande meta de gestão, pois é a partir dela que poderemos oferecer educação superior pública, gratuita e de qualidade a um número cada vez maior de pessoas.”

A diretora da unidade, professora Maria Lenúcia de Moura, fala sobre a relevância do RU na Feclesc. “Essa obra é de extrema importância para a permanência do aluno na universidade. Num contexto em que a Feclesc atende 21 cidades – essas, não apenas do Sertão Central, mas de outras microrregioes do estado –, o restaurante universitário vai garantir alimentação balanceada e de qualidade aos alunos e às alunas que, vindos de suas cidades, muitas delas em longas distâncias, saem sem ter uma alimentação completa. Em se tratando do contexto social, o restaurante universitário é um respiro diante da imensa crise que o país atravessa”.

Com 1.282 estudantes de graduação e 54 de pós-graduação, a Feclesc contará com um RU de 363m², com cozinha, refeitório para 108 lugares, área de lavagem de utensílios, vestiário para funcionários, sala da direção e da nutricionista, área de recebimento de materiais, despensa, câmaras frias e acesso com catracas, entre outros espaços.

No prédio do campus, as principais obras serão no bloco de salas e no administrativo, onde acontece ampliação da rede elétrica, pintura, substituição de telhas e de madeiras do telhado, de lâmpadas, de forro PVC, de janelas e portas, instalação de grades e outras atividades; nos banheiros masculino e feminino, portas e janelas serão também substituídas. Além disso, outros espaços de circulação e a Prefeitura do campus serão beneficiados.

No prédio da Residência Universitária, acontece, entre outras ações, a raspagem e limpeza do terreno, pintura, impermeabilização de áreas sujeitas à infiltração e substituição de telhas, madeiras para telhado e de luminárias.

Estiveram também presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quixadá, Fabiano Barbosa; a secretária municipal de Educação, Verúzia Jardim; e a chefe de Gabinete da Prefeitura de Quixadá, Lorena Amorim. Na ocasião, a comitiva discutiu com o reitor da Uece sobre a parceria entre a Prefeitura da cidade e a Universidade, bem como sobre o processo de doação de terreno, que está em andamento, para construção de um novo campus da Feclesc.