Residentes de Medicina Veterinária da Uece têm atuação reconhecida em Maranguape

9 de maio de 2023 - 14:32

Nove residentes do Programa de Residência em Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece) estão atuando em Fortaleza, Guaiuba e Maranguape, como parte da formação no Programa.

O intuito principal é proporcionar aos residentes experiência na Vigilância em Saúde e em todos os processos e serviços ofertados em uma Secretaria de Saúde, passando pelos setores de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Zoonoses, além de integrá-los aos serviços prestados pela Unidade Móvel Veterinária (VetMóvel).

Até 2 de junho, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Maranguape contará com equipe de residentes formada pelos médicos veterinários Thais Oliveira, Douglas Anastácio e Vitória Araújo, que tiveram seu trabalho reconhecido pelo prefeito Atila Camara, durante live. “A partir de parceria com a Uece, recebemos médicos veterinários que estão concluindo Residência. Isso ajuda muito à Política de Zoonoses, de Saúde Animal e Humana.

Para a diretora da Vigilância em Saúde de Maranguape, Marcela Diógenes, essa parceria beneficia não apenas os residentes, mas também o município. “É importante para os residentes e para o município, as trocas de aprendizagem; assim como é importante que eles compreendam sobre a investigação, controle, planejamento e monitoramento de doenças, agravos de notificação compulsória”.

Atualmente, a equipe atua na realização de ações de Educação em Saúde nas escolas, com crianças entre de 2 e 10 anos, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), abordando a temática de arboviroses, difundindo conhecimentos relacionados a prevenção, identificação e controle dessas doenças, que são endêmicas na área.

Para a residente Thais Oliveira, “está sendo uma experiência única e muito proveitosa, podemos ver na prática que nossa atuação como médico veterinário vai muito além da clínica. Nos enxergamos como profissionais da saúde e podemos ver que nossa atuação é muito potente e essencial em serviços de saúde, partindo da ideia de que o médico veterinário é capaz e atua promovendo saúde animal, ambiental e humana, seguindo os princípios da saúde única”.

Os residentes da Uece, Douglas Anastácio e Vitória Araújo, falam sobre o que esperam com a experiência. “Temos como expectativa aprofundarmos nossa vivência e conhecimentos em uma área fundamental e abrangente, de forma humanizada, integral, equalitária e universal”, destacou Douglas. Vitória espera o reconhecimento da importância desses profissionais. “Almejamos tornar o médico veterinário essencial e indispensável na equipe multiprofissional de saúde”.

O Programa de Residência em Medicina Veterinária tem como finalidade especializar profissionais médicos veterinários do ponto de vista ético, político técnico-científico, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde, com atividades integradas de diversas políticas públicas sociais e urbanas, além de aprofundar os conhecimentos práticos na subárea escolhida.