Residentes de Medicina Veterinária da Uece contribuem no combate à Covid-19

3 de junho de 2020 - 10:24 # # # #

 

A Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet/Uece), em parceria com a Prefeitura do Município de Guaiuba, atua para oferecer benefícios voltados à saúde da população. Os médicos veterinários do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde/Medicina Veterinária trabalham com a Secretaria Municipal de Saúde de Guaiuba para o enfrentamento ao novo coronavírus (Sars-Cov-2), com acompanhamento da fiscalização nos comércios do centro da cidade e orientação da população.

Os residentes, juntamente com o médico veterinário do município, Dr. Moacir Queiroz, fornecem orientações nesses estabelecimentos sobre o cumprimento das medidas preventivas de higienização e também de distanciamento social, dentro e fora dos locais de funcionamento, para evitar a ocorrência de aglomerações.

Os residentes também monitoram, por telefone, o estado de saúde dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, possibilitando, assim, que o sistema de saúde do município acompanhe a evolução dos pacientes. A coleta desses dados permite o cálculo de indicadores e a análise da situação de saúde. Além disso, estão desenvolvendo ações relacionadas ao controle de zoonoses.

Para o médico veterinário residente Antoniel de Oliveira Alves, “essas atividades são muito importantes para a promoção da saúde da população, bem como para o controle e a prevenção de doenças. Essa experiência nos ajuda a ter uma visão mais ampla da nossa profissão e a entendermos a importância da interdisciplinaridade, já que trabalhamos com outros profissionais de saúde para articulação dos saberes e fazeres. Tal fato faz com que a saúde possa ser apreendida em toda a sua dimensão”.

As ações da Residência em Medicina Veterinária da Uece, além de prestar serviços à sociedade por meio do cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, também contribui com a preservação da saúde pública.