Reitoria Itinerante visita os campi de Quixeramobim e Quixadá

14 de novembro de 2023 - 15:55

Ocorreu na última segunda, 12 de novembro, visita da administração superior aos campi da Uece em Quixeramobim e Quixadá. O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, estava acompanhado do chefe de gabinete, professor Altemar Muniz; da pró-reitora de extensão, professora Lana Nascimento; da pró-reitoria de graduação, professora Mazza Maciel, do pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, professor Paolo Giuseppe; da ouvidora da Uece, a servidora Mazzé Barbosa; do representante da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, professor Emanuel Freitas e da professora Cecília Rosa.

A comitiva que faz parte do Reitoria Itinerante visitou o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), agora um hospital universitário, onde visualizaram o terreno que abrigará o campus da Uece na cidade. O reitor informou ainda que a licitação para a construção do campus está finalizada e agora aguarda a ordem de serviço para início das obras.

Em seguida, a comitiva seguiu para a unidade da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc) onde foi recebido por alunos e professores do curso de medicina. O coordenador do curso de medicina, o professor Paulo Sávio Fontenele, falou sobre o início do curso que completou, em novembro, três meses de funcionamento: “Foram meses gratificantes. Percebo um ambiente de harmonia, cooperação e interesse para o sucesso do curso. Sinto-me acolhido e apoiado pela gestão da Uece, gestão municipal, colegas professores, funcionários e alunos. Sinto-me motivado para contribuir para a formação de excelentes médicos para a sociedade cearense”, pontua. Além dele, a professora Márcia Grazielly Souza, que ministra a disciplina Habilidades na Prática Médica apontou os desafios do atual momento: “Desafiador! Ministrar uma disciplina nova em um curso em implantação. Ao mesmo tempo, é encantador ver o entusiasmo e a alegria  dos alunos por estarem ali aprendendo”.

Com voz bastante emocionada e emocionando os participantes da reunião, a discente Anna Jhulya Ferreira contou um pouco de sua história até sua aprovação no primeiro vestibular do curso de medicina da Uece em Quixeramobim: “Há uns oito anos eu falei para meu pai que queria cursar medicina. Ele me disse que não poderia bancar minha estadia em Fortaleza e hoje eu estou realizando meu sonho aqui na minha cidade. Estou cursando medicina em uma universidade pública e gratuita na minha cidade natal. Esse projeto de expansão da Uece é um projeto novo no Brasil e deve servir de modelo para todo o país”.

Em seguida, ainda na tarde do dia 12, a comitiva seguiu para a unidade da Uece em Quixadá, onde foram recepcionados pela diretora da unidade, professora Lenúcia Moura, alunos, docentes e servidores. Em assembleia com toda a comunidade acadêmica, os gestores da Uece escutaram as necessidades da unidade que pontuaram as urgências no tocante a manutenções, finalização de obras e melhorias para o campus.