Reitoria da Uece recebe professores do Seminário Educação, Classes e Movimentos Sociais

27 de novembro de 2024 - 10:53

Na manhã desta quarta-feira (27), a Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu a visita dos professores convidados para o IX Seminário Nacional e III Seminário Internacional Estado, Educação, Classes e Movimentos Sociais na Contemporaneidade, evento promovido pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). A recepção foi conduzida pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e pelo vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, que destacaram a relevância do encontro para fortalecer o papel da universidade pública no cenário educacional e social.

O seminário ocorre entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, no campus da Uece em Limoeiro do Norte-CE, com abertura oficial no dia 26 de novembro, às 18h30, no Auditório da Fafidam. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais, oferecendo um espaço de reflexão sobre os desafios contemporâneos relacionados ao Estado, à educação, às classes sociais e aos movimentos sociais.

Foram recebidos pela reitoria os professores Mônica Castagna Molina, da Universidade de Brasília (UnB); Ana Cristina Nascimento Givigi, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Maria Jucilene Ferreira, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e; Gibson Zucca, da University of East Anglia (UEA), Inglaterra, além dos professores da Uece, Sandra Gadelha, coordenadora do MAIE; Ernani Mendes e Solange Xerez, vice-diretora do Centro de Educação; Célia Sampaio, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa em exercício e o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz.

O IX Seminário Nacional e III Seminário Internacional têm como principal meta fomentar o diálogo entre a universidade e a sociedade, ampliando a reflexão sobre a democratização da educação e a consolidação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica. Além disso, o evento reafirma o compromisso do MAIE (Fafidam/Feclesc/Uece) com a formação crítica e cidadã, promovendo debates sobre as interseções entre educação e movimentos sociais.

A Reitoria expressou o desejo de que o seminário impulsione novas parcerias acadêmicas e reforce, cada vez mais, o papel da Uece como referência em ensino, pesquisa e extensão.