Reitoria da Uece assina convênio trilateral com universidade de Gana e do Reino Unido

28 de setembro de 2023 - 16:58

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu na tarde desta quarta-feira (27) o professor Patrick Swanzy, da Kwame Nkrumah University of Science and Technology (KNUST), de Gana.

Na ocasião, as universidades assinaram um memorando de entendimento entre as duas instituições, Uece, KNUST e também a Universidade of East Anglia, no Reino Unido. A cooperação visa propiciar o intercâmbio de alunos entre as universidades; colaboração em projetos de pesquisa de interesse mútuo; troca de informações, incluindo, mas não se limitando, à troca de materiais de biblioteca e publicações de pesquisa, dentre outras atividades.

O professor Patrick Swanzy pontuou que se sentiu muito bem acolhido na Uece, ficou impressionado com a receptividade que recebeu tanto no campus Itaperi quanto no campus da Uece em Limoeiro do Norte. “Espero que o memorando que nós assinamos sirva para o benefício mútuo das instituições e que possamos aprender novas práticas com as universidades parceiras” , comenta, em inglês, o professor. Swanzy afirmou ainda que essa foi a primeira visita ao Ceará e que deseja voltar mais vezes e reforçou que sua área de estudos, que é educação de refugiados, tem potencial de realizar muitas trocas com os professores da Uece.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o memorando assinado só tende a fortalecer a política de internacionalização da universidade. “A partir da assinatura deste memorando, a Uece amplia a cooperação internacional, possibilitando intercâmbio Sul-Sul tanto para nossos estudantes quanto para nossos professores”.

Os representantes das universidades ainda trocaram presentes. O reitor da Uece recebeu uma faixa típica de Gana e um chocolate produzido país; e o representante de KNUST recebeu o botton da Uece e livros virtuais da Editora da Uece, o portfólio de tecnologias e o plano de gestão. Também estiveram o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz, a coordenadora do programa de pós-graduação em linguística aplicada, professora Nukácia Araújo; a coordenadora do escritório de cooperação internacional, professora Kadma Marques; e os professores Sandra Gadelha, Ernandi Mendes.