Reitoria da Uece adere à campanha “Sou Docente Antirracista”
20 de dezembro de 2024 - 15:12
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) reafirma seu compromisso com a inclusão e a luta por igualdade ao aderir à campanha nacional “Sou Docente Antirracista”, promovida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). A campanha, lançada nacionalmente em julho de 2024, tem como objetivo combater o racismo e promover uma cultura antirracista nas universidades, institutos federais (IFs) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).
A adesão da Uece à campanha reflete a importância de construir espaços educacionais inclusivos e representativos. De acordo com Letícia Nascimento, 2ª vice-presidenta da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, a campanha enfatiza a interseccionalidade e a urgência de enfrentar opressões estruturais. “É fundamental marcarmos a luta antirracista para transformar as nossas instituições de ensino em espaços que promovam igualdade e respeito à diversidade”, destacou.
Entre as principais ações da campanha “Sou Docente Antirracista” estão a Distribuição de Materiais; Lançamento de livros de intelectuais negros e negras; Produção Audiovisual; e Elaboração de materiais formativos e informativos para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do enfrentamento ao racismo.
Com histórico de iniciativas voltadas à inclusão e à diversidade, a Uece reafirma seu compromisso em integrar a pauta antirracista no âmbito acadêmico. A instituição reconhece a relevância das políticas afirmativas e a necessidade de intensificar a representação negra em todos os níveis da comunidade acadêmica.
O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares fala da importância da campanha no combate ao racismo: “A adesão da reitoria da Uece à campanha “Sou Docente Antirracista” reforça a importância da mobilização coletiva na construção de uma educação antirracista. A iniciativa busca unificar ações de combate ao racismo nas instituições de ensino, incentivando a reflexão crítica e a adoção de práticas transformadoras.”