Uece e Secitece adquirem equipamentos para Complexo de Laboratórios Multiusuários

27 de outubro de 2021 - 12:00 # # # #

Reitor, professor Hidelbrando Soares, recebe diretora geral na América Latina da empresa Eppendorf

Ocorreu, na tarde desta terça-feira, 26 de outubro, reunião entre a Universidade Estadual do Ceará e a empresa Eppendorf a fim de estreitar relacionamento e apresentar tanto a empresa quanto a Universidade. O encontro aconteceu no gabinete da Reitoria, entre o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, e a diretora geral na América Latina da Eppendorf, Ana Paula Aukar.

A Universidade, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, está adquirindo equipamentos da Eppendorf a fim de estruturar o Complexo de Laboratórios Multiusuários. A empresa, com sede na Alemanha, é especializada em produtos de biociência, oferecendo produtos e soluções para laboratórios com equipamentos para manuseio de líquidos, de amostras e de células.

Segundo o coordenador da diretoria de pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (ProPGPQ), professor Paulo Ricardo Bersano, o complexo conterá laboratórios de cultivo de células, cultivo de bactérias, um laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3), o qual possibilita o desenvolvimento de vacinas, laboratório para estudos de embriões e laboratórios de imagem, fortalecendo e fomentando os estudos em biologia molecular.

Para o reitor, professor Hidelbrando Soares, a relação entre Eppendorf e Uece será mais do que uma relação entre empresa e cliente. “Vemos que, em breve, teremos uma relação de parceria com a Eppendorf. A instalação do Complexo Multiusuário vem elevar o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas dentro da universidade que envolvam a biologia molecular e a grande área da Saúde. Conjugando-as com a construção do Hospital Universitário do Ceará e o já existente Hospital Veterinário, a UECE irá se tornar um polo de inovação científica na área da saúde, inclusive na formação de profissionais e geração de empregos”, comenta.

Para o secretário Inácio, o Governo do Estado está empenhado em realizar investimentos em ciência e tecnologia nas universidades do Estado. “A Universidade Estadual do Ceará está cada vez mais preparada para o desenvolvimento de pesquisas de ponta. Por muitos anos, teve seu foco em cursos de licenciatura, os quais não deixarão de ser prioridade, mas agora expande sua atuação para fortalecer cada vez mais o avanço das pesquisas básica e aplicada”, aponta.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz, a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa (ProPGPQ), professora Lúcia Duarte, o diretor do Instituto de Superior de Ciências Biomédicas, professor Nilberto Falcão, o coordenador da diretoria de pesquisa da ProPGPQ, professor Paulo Ricardo Bersano, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Ivelise Brasil, o diretor da Faculdade de Veterinária, professor Nailton Evangelista, e o vice-diretor da Faculdade de Veterinária, professor Isaac Neto.