Reitor e pró-reitoras participam de reunião técnica na Assembleia Legislativa

5 de abril de 2023 - 11:41 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, participou, na tarde desta terça-feira (4), da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (CCTES) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) apresentando a instituição e o Plano de Expansão e Interiorização da Universidade. A reunião técnica foi fruto de solicitação enviada pela Reitoria ao presidente da comissão, deputado Marcos Sobreira.

O reitor destacou dados da Uece e explicou que a expansão faz parte de uma política do Governo do Estado que prevê ações para as três universidades estaduais. “Essa é uma política de estado. É um processo importante de interiorização da educação superior, mas também da ciência, da tecnologia e da inovação”, explicou.

Para a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, as instituições de ensino superior do Estado têm avançado nos últimos anos. “Eu deixo aqui a minha admiração aos reitores das três universidades e parabenizo a iniciativa do encontro de hoje, encontro propositivo e proposto pelo reitor da Uece. Importante que as propostas aqui apresentadas sejam discutidas de forma aprofundada, tanto aqui nesta casa legislativa, quanto na Secretaria”, destacou.

Na ocasião, o reitor da Uece explicou que a política de expansão e interiorização contempla a implementação de três novos campi, situados em Canindé, Quixeramobim e Aracati, os quais devem iniciar operação em 7 de agosto deste ano, impactando nove macrorregiões. “Além disso, estamos ampliando a oferta de cursos em cidades que já estávamos presentes como em Cratéus, com o curso de medicina, Mombaça, com o curso de Sistemas de Informação e em Tauá, com o curso de medicina veterinária, ampliando assim as estruturas da Uece já existentes. Agora a Uece amplia sua interiorização no estado não apenas com cursos de licenciatura, mas também com cursos de bacharelado”, explicou.

O reitor apresentou ainda dados que mostram a dimensão da Universidade que completou, em março deste ano, apenas 48 anos: “Temos 669 professores efetivos e em breve iremos iniciar o processo de convocação e nomeação de mais 175 professores efetivos aprovados para vagas de reposição e mais 42 docentes para vagas de expansão, para iniciar o processo de implantação dos novos campi  e cursos novos. O concurso docente realizado pela Uece no ano de 2022 foi o maior concurso público de professores realizado no Brasil, ofertando 365 vagas “, comenta. A Uece possui, ainda, 670 colaboradores terceirizados e 339 servidores técnico-administrativos (STA) efetivos.

“Já existe um entendimento de que a universidade necessita atualizar o plano de cargos, carreira e vencimentos (PCCV) dos servidores a fim de fidelizar esse servidor, e já iniciamos o diálogo com o Governador Elmano de Freitas sobre essa necessidade de atualização. Assim, iremos propor a criação de cargos e realizar um novo concurso público para a área administrativa da universidade”, comenta o reitor.

Dados sobre quantidade de alunos, programas de pós-graduação, pesquisas, inovação, atendimentos do hospital veterinário e a construção do hospital universitário da Uece também foram apresentados, confirmando aos presentes que a Uece é uma importante produtora e disseminadora de conhecimento científico.

Além da apresentação do reitor, as pró-reitoras de políticas estudantis, professora Monica Cavaignac; de graduação, professora Mazza Maciel; de pós-graduação e pesquisa, professora Ana Paula Ribeiro; e de extensão, professora Lana Nascimento, apresentaram propostas de projetos de leis que visam ao atendimento do corpo discente; uma política estadual de permanência universitária; ações que fortaleçam a atuação dos restaurantes universitários; além de projetos que visem fomentar a internacionalização da universidade, não só com a possibilidade de enviar, para universidades do exterior, alunos e professores oriundos da Uece, mas também que a universidade tenha condições efetivas de receber pesquisadores de fora do país.

Estiveram presentes na sessão o deputado Marcos Sobreira (PDT), presidente da comissão; a deputada Emilia Pessoa (PSDB), vice-presidente, além dos deputados Alysson Aguiar (PCdoB) e Lia Gomes (PDT). Completando a comitiva da Uece, também estavam presentes o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, professor Paolo Giuseppe; e a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional, professora Kadma Marques.