Reitor da UECE visita o IFCE para o aprofundamento de Cooperações Acadêmicas

4 de setembro de 2012 - 12:32 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará-UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, visitou em (30/08), o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, Prof. Dr. Cláudio Ricardo Gomes de Lima, com o objetivo de propor ações de cooperação e discutir assuntos de interesse mútuo.

Acompanhado do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE, Prof. Dr. Jerffeson Teixeira de Souza, e do Coordenador do Mestrado Profissional em Computação Aplicada-MPCOMP, que é uma parceria com o IFCE, Prof. Dr. José Marcos Negreiros, o Reitor da UECE foi recebido pelo Prof. Cláudio Ricardo e sua equipe: a Chefe de Gabinete, Profa. Mariângela do Amaral Saboya; o Pró-Reitor de Ensino, Prof. Gilmar Lopes Ribeiro; a Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação, Profa. Glória Maria Marinho Silva; e a Vice-Coordenadora do MPCOMP, Profa. Dra. Verônica Lima Pimentel de Sousa.

Inicialmente, o Prof. Jackson Sampaio informou seu roteiro de visitas às demais universidades cearenses, em decorrência da necessidade percebida, após sua recente posse na Administração Superior da UECE, de estreitar relações. O reitor do IFCE apresentou um perfil histórico da instituição, a grande rede multicampi já instalada e por instalar, as atuações recentes e as atividades de suas cinco pró-reitorias.

Durante as discussões, diversos temas foram tratados, incluindo:

Oportunidades de cooperação na pós-graduação, por meio da assinatura de convênio de cooperação e mobilidade acadêmica que permita a cessão de professores para programas de pós-graduação stricto sensu, nos moldes dos convênios assinados entre UECE e UFC, UVA e URCA;

Renovação do convênio de cooperação para estágio dos alunos da UECE no IFCE, visto que o mesmo se encontra encerrado;

Alteração do regime de cooperação entre a UECE e o IFCE na realização do MPCOMP, que passaria a seguir a lógica de Associação Ampla, permitindo que o IFCE diplome seus alunos;

Inclusão posterior do IFCE, no caso de aprovação da proposta aplicada à CAPES no último mês de junho, ao Doutorado em Ciência da Computação, rede que a UECE lidera com a parceria da UFERSA, da UERN e da UFPI;

Estratégias de cooperação entre as unidades da UECE e do IFCE no interior, discutindo, em particular, a oferta de cursos de forma harmônica, sobretudo onde as redes multicampi das duas instituições apresentam superposição, que é o caso das cidades de Itapipoca, Crateús, Tauá, Iguatu, Quixadá e Limoeiro do Norte.

Além do mais, a UECE se comprometeu a modificar regra interna que tem criado dificuldades ao ingresso de alunos dos Cursos Superiores Tecnológicos do IFCE, em seus cursos de pós-graduação, tanto lato como stricto sensu.