Reitor da UECE viaja para Colômbia para uma série de objetivos acadêmicos

16 de outubro de 2012 - 11:18

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor. Jackson Sampaio, viaja hoje, terça-feira, dia 16, para Bogotá, Colômbia, com uma série de objetivos acadêmicos, envolvendo a realização de cursos e eventos internacionais. Sua principal atividade, atendendo a convite de 2011, é a participação no 1º Congresso Internacional e 4º Fórum das Américas em Investigação sobre Fatores Psicossociais, Estresse e Saúde Mental no Trabalho,  área em que o professor Jackson concentra seu desempenho científico, líder que é do Grupo de Pesquisa “Vida e Trabalho”.

No primeiro dia do Congresso, quinta-feira, dia 18, ele participará do Painel Central de Abertura, discorrendo, sobre o tema “Desafios Teóricos e Metodológicos para a Investigação dos Fatores Psicossociais no Trabalho e suas Consequências na Saúde”. No segundo dia, 19, participará do Simpósio III, falando sobre o tema “Globalização e Precarização do Trabalho e novos Impactos na Saúde dos Trabalhadores”. No último dia, 20, participará da Cerimônia de Encerramento e definição da próxima sede, submetendo a proposta da UECE de promover, em Fortaleza, no ano de 2016, o 3º Congresso e 6º Fórum Latinoamericano. A edição de 2014 já foi escolhida anteriormente e terá a Cidade do México como sede.

Paralelamente ao Congresso, o reitor Jackson Sampaio se reunirá com a Fundação Escola Colombiana de Biodança e a Universidad de los Andes, visando operacionalizar convênio já firmado para que a UECE ofereça, em Bogotá, uma turma de seu Curso de Especialização em Educação Biocêntrica. Esta será primeira experiência internacional da UECE em pós-graduação lato sensu.

Uma outra agenda será a visita ao Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe-CERLALC/UNESCO, onde o reitor será recebido pelo cearense Fabiano dos Santos. Informará o ganho de uma Cátedra da UNESCO para o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. Também submeterá o projeto de um evento latinoamericano, bienal, a começar em 2015, em Fortaleza, sobre o livro e a leitura, com a parceria da UECE.

O reitor reassumirá, na próxima segunda feira, dia 22, suas atividades na UECE, quando, juntamente com o vice-reitor, professor Hidelbrando Soares, apoiará as oficinas finais do processo de Planejamento Democrático da UECE.

As passagens e hospedagem estão sendo assumidas pelos organizadores do Congresso. As diárias configuram ajuda de custo, como contrapartida da FUNECE.