Reitor da Uece recebe título honorífico da Câmara Municipal de Canindé

6 de janeiro de 2023 - 08:15

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, recebeu a comenda Paulo Freire, concedida pela Câmara Municipal de Canindé, em sessão solene ocorrida no último dia 20 de dezembro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus Canindé.

Na Sessão Solene para Entrega de Títulos Honoríficos, a Câmara Municipal de Canindé reconheceu o trabalho de pessoas, empresas, instituições e entidades que se destacaram em diversas ações para o desenvolvimento do município. Na ocasião, além dos títulos de cidadania canindeense, foram concedidas as medalhas Luciano Magalhães (destaque em diversas áreas), Paulo Militão (destaque comercial), Manoel Messias (destaque cultural) e Paulo Freire (destaque educacional).

O professor Hidelbrando Soares recebeu a medalha Paulo Freire como reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população de Canindé no tocante à educação, especialmente ao processo interiorização da Universidade Estadual do Ceará, que chega ao município com os cursos de Administração e Pedagogia. Anteriormente, o reitor já havia sido agraciado com a medalha Luciano Magalhães.

“Nós, que fazemos a Uece, temos um projeto: acreditamos que o desenvolvimento sustentável, justo e equilibrado do estado do Ceará passa, necessariamente, pelo interior, o que envolve a ampliação da oferta de serviços nesses municípios”, salienta o reitor.

O professor falou, ainda, do papel de Paulo Freire para sua formação e sua atuação docente. “Uma lição freireana que me guia é a ideia de que é possível transformar o mundo, sim, por meio da educação. Se temos desigualdade, temos capacidade humana de gerar um modelo de desenvolvimento mais justo. Outro aprendizado que me honra profundamente é o de que não se faz educação sem afeto, sem amor, e essa é uma lição que precisamos levar para nossa sala de aula, nossos lugares de gestão educacional”.

Saiba mais

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) chega a Canindé a partir da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior do Estado do Ceará, do Governo do Estado do Ceará. Pela Uece, são sete novos cursos, além da presença da Universidade em três novos municípios: Canindé, Aracati e Quixeramobim. Em Canindé, será instalada a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc/Uece), inicialmente, com os cursos de graduação em Administração e Pedagogia.