Reitor da Uece recebe professor israelense Raphael Bar-El

16 de agosto de 2017 - 14:31

O pesquisador receberá da Uece o título de Doutor Honoris Causa

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, recebeu no último dia 8 de agosto, em seu gabinete, o professor israelense, Raphael Bar-El, juntamente com o deputado Carlos Matos e o vice-presidente do Instituto Ceará e representante da Ben-Gurion University of the Negev, professor Pedro Sisnando Leite.

alt

Raphael Bar-El receberá da Uece, em breve, o título de Doutor Honoris Causa, pelos trabalhos desenvolvidos, em especial no Ceará, dedicados ao tema do desenvolvimento econômico em áreas pobres e à elaboração de instrumentos para a redução das desigualdades, por meio da otimização do bem-estar e da justiça social.

alt

“Não esperava essa homenagem”, confessou Bar-El. “O trabalho para erradicação da pobreza não para. O assunto da desigualdade ganha ainda mais importância diante das inovações tecnológicas”, conta o pesquisador.

alt

Em rápida apresentação sobre a dimensão da Uece, Jackson Sampaio falou da contribuição da Universidade na inovação tecnológica com visão socialmente inclusiva, por meio de projetos como o Núcleo de Inovação Tecnológica-NIT, a Incubadora da Uece (IncubaUece), o Parque Tecnológico da Uece (TecParque) e a Câmara de Pesquisa e Inovação Tecnológica, que integra estas iniciativas, o Estado e Empresas. “A Uece é um retrato das dificuldades e das potencialidades do Ceará, é fonte de problemas, também de soluções”, disse o reitor.

alt

De acordo com o deputado Carlos Matos, “esse é um título de muita honra que engrandece a todos nós, pois ações como as do Raphael são importantes em todo o mundo. (…) Os governos precisam compreender que as Universidades têm um papel cada vez mais importante e estratégico nessa contribuição. Parabéns à Uece! Parabéns ao Bar-El!”.

alt

Estiveram também presentes o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, a chefe de Gabinete da Reitoria, professora Fátima Leitão, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nukácia Araújo, e demais pró-reitores, os diretores do CED, professora Josete Sales, e do CCT, professor Luciano Cavalcante, e a secretária dos Órgãos de Deliberação Coletiva,  Liana Rabelo de Castro.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo pesquisador

A carreira profissional do professor Raphael Bar-El tem sido dedicada ao tema do desenvolvimento econômico em áreas pobres e à elaboração de instrumentos para a redução das desigualdades, por meio da otimização do bem-estar e da justiça social. Assim, desenvolve atividades acadêmicas (pesquisas teóricas e aplicadas) e de planejamento/operacionalização/acompanhamento de políticas públicas.

Seu trabalho começou em seu país, Israel, mas muito rapidamente estendeu-se a países do Extremo Oriente, África e América Latina. No Brasil, destaca-se especialmente seu trabalho no Estado do Ceará, desde o ano de 1975.

Seu envolvimento em ações no Nordeste brasileiro começou após o término de pesquisa sobre o problema da industrialização em comunidades rurais cooperativas (modelo dos moshav, em Israel). Apesar do desenvolvimento tecnológico muito rápido na agricultura, a análise teórica e os indicadores empíricos mostravam que a continuação do desenvolvimento econômico nas áreas rurais só podia acontecer com a introdução de atividades não agrícolas, como, por exemplo, as industriais.

Sobre a questão da industrialização rural se iniciam os trabalhos de Raphael Bar-El no
Ceará, logo seguidos dos trabalhos sobre água, desigualdade regional e inovação, envolvendo as universidades locais e a Câmara de integração Universidade/Empresa, a UNIEMPRE, liderada pela FIEC, onde a Uece tem assento.