Reitor da Uece recebe presidente e diretores da Ematerce para discutir parcerias

26 de julho de 2024 - 14:49

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, recebeu, nesta sexta-feira (26), no Gabinete da Reitoria, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano da Costa, e diretores da Empresa, além de professores da Universidade vinculados à Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc). O objetivo da reunião foi discutir possíveis parcerias entre a Uece e a Ematerce.

O reitor iniciou a reunião estabelecendo o contexto da já reconhecida atuação da Uece no interior do estado e ressaltando a maior política de expansão e interiorização de sua história, destacando que a presença da universidade pública no interior do Ceará é um elemento fundamental para o desenvolvimento social e econômico do estado. “O caminho do desenvolvimento passa, necessariamente, pela democratização de bons serviços públicos, e eu diria que a educação é um dos mais importantes para esse processo, pois abre possibilidades para romper com os ciclos de pobreza, de miséria e de violência e amplia possibilidades de crescimento”, pontuou o reitor.

O presidente da Ematerce reconheceu a Uece como uma referência de educação superior no Ceará e em todo o Nordeste e destacou que, por esse motivo, buscou a instituição para, a partir de sua expertise, estabelecer parcerias para a execução das ações da Empresa, que vive um momento de ampliação das relações com a sociedade. “Nós somos difusores de tecnologias, mas a fábrica de conhecimentos são vocês, então é uma união quase perfeita. Por isso, temos buscado alternativas em como podemos avançar nos desafios que temos pela frente. […] Nós precisamos de mais expertise para começarmos a trabalhar dessa forma e por isso a gente vem beber nas fontes”, salientou o presidente da Ematerce.

Também na reunião, foram discutidas possíveis ações relacionadas ao município de Canindé, que se caracteriza, historicamente, como um território de luta pela terra e de importantes conquistas na extensão rural no Ceará. Hoje, o município conta com um campus da Uece, em que são ofertados cursos de Pedagogia e de Administração, a partir da política de expansão e interiorização da Universidade.

Como encaminhamentos da reunião, foram propostas a organização de uma agenda com o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc), com vistas a ampliar as expertises para as ações em conjunto com a Ematerce, e a criação de um grupo de trabalho (GT) para as ações da Empresa em Canindé, em parceria com a Uece, a partir de atividades extensionistas e formativas do curso de Pedagogia da Fecisc.

 

Também estiveram presentes na reunião, da Fecisc/Uece, o diretor, professor Plácido Aderaldo Castelo Neto; a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Cândida Câmara, e os docentes do curso de Pedagogia, Raquel Martins e Otávio Barra; da Ematerce, o diretor técnico, Itamar Lemos; o diretor administrativo-financeiro, José Maia, e o assessor da Presidência, José Vicente.