Reitor da Uece recebe Medalha Acadêmica “Ribeiro Ramos” da ASEL

24 de setembro de 2019 - 16:27 # # # #

A Academia Sobralense de Estudos e Letras (ASEL) outorgou na última quinta-feira, 19, a Medalha Acadêmico “Ribeiro Ramos”, ao professor, pesquisador e escritor José Jackson Coelho Sampaio, atual reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento aconteceu às 19h30, no Theatro São João, localizado no centro histórico da cidade de Sobral, a 270 km de Fortaleza.

O professor Jackson Sampaio nasceu no dia 12 de outubro de 1950, em Sobral/CE, filho de José Júlio Sampaio e Maria Coelho Sampaio, crateuenses de origem, com quem aprendeu a ser o que é: sua mãe, alerta e irônica, permanentemente motivadora, falecida em 2014, aos 87 anos, formou as tonalidades amorosas de seu mundo; e seu pai, falecido em 2008, aos 80 anos, construiu os castelos de trabalho e ética que estão, todos, implantados no agraciado, apoiando o poeta, o médico, o professor, o pesquisador e o gestor público no qual este se tornou.

Ao longo de sua vida profissional, como médico psiquiatra e pesquisador em Saúde Coletiva, Jackson Sampaio teve participação ativa nos movimentos sociais que, após a redemocratização brasileira, criaram a Reforma Sanitária, por meio do Sistema Único de Saúde, e a Reforma psiquiátrica, por meio da atenção psicossocial territorial. Por conta destas missões, o professor atuou em Sobral, por seis anos, apoiando a criação da política municipal de saúde mental e realizando a supervisão clínico-institucional da rede de serviços próprios, entre eles o Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, também atuou, por dois anos, apoiando a implantação municipal da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde-PNH.

Para a presidente da ASEL, Chrislene Pereira Cavalcante, a honraria tem como finalidade estimular as Letras, promover as Ciências e incentivar as Artes, sob todos os aspectos, desenvolvendo a atividade expressão de sua identidade cultural. Para atingir estas finalidades, promove e apoia o desenvolvimento cultural da cidade de Sobral e Zona Norte, com a intenção de trazer viva sua memória histórica como da produção literária, da criação artística e da pesquisa científica; além de reconhecer o mérito de toda manifestação artística, literária, científica e difusão do cânon estético de sua criação regional.

A Academia Sobralense de Estudos e Letras-ASEL em celebração dos seus 97 anos de fundação outorga a Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos, criada pela Portaria nº. 001/08, de 04 de março de 2008, em homenagem ao acadêmico João Ribeiro Ramos que, durante diversos anos foi seu presidente, além de integrar a Academia Cearense de Letras e a Academia Cearense de Farmácia. A medalha é conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido pelos relevantes serviços prestados à cultura e à literatura sobralense, cearense e/ou brasileira, sendo que o professor Jackson Sampaio é o quarto homenageado.

A Programação da Cerimônia foi iniciada com a composição da mesa dos trabalhos, presidida pela titular da ASEL, Chrislene Carvalho; homenageado, Jackson Sampaio; o pró-reitor de extensão e cultura da UVA, Luiz Antonio Gonçalves; Acadêmica Tereza Maria Ramos Fonteles, filha de Ribeiro Ramos; Acadêmico Padre Zé Linhares; vice-presidente da ASEL, Acadêmico Grabriel Assis Vasconcelos; Acadêmico Manuel de Castro Carneiro Neto; e Acadêmico Raimundo Nonato Aragão.

Na abertura da solenidade foi executado o Hino Nacional, interpretado pela cantora Glauberiane Moreno. Em seguida houve apresentação musical feita pelo brilhante tecladista Jimmy Laine de Sá (Love Story, My WaY, Romeu e Julieta). Também houve leitura de poesias do homenageado, referentes a experiências dele em Sobral, realizada pelo ator Anderson Barbosa. A medalha foi conduzida até o Salão Principal do Theatro São João, em cortejo feito pelos Acadêmicos Arnaud de Holanda Cavalcante e Rebeca Sales e por grupo de escoteiros da cidade. O evento foi finalizado com a interpretação do hino de Sobral na voz da cantora Glauberiane Moreno. O professor Liduíno Sá, da ASEL, conduziu o cerimonial da sessão solene.

Fizeram uso da palavra, durante a cerimônia, a Presidente e o Vice-presidente da ASEL, que traçaram o perfil do homenageado; a Acadêmica Tereza Ramos Fonteles, que traçou o perfil daquele que designa a medalha, seu pai, Ribeiro Ramos; a Sra Mileide Sampaio Flores, em nome da família do homenageado; e o próprio homenageado, que agradeceu, utilizando-se daquilo que denominou “as memórias, as lendas e os trabalhos de Sobral em mim”.
.
Estavam presentes na solenidade, além da presidente da ASEL, Chrislene Carvalho e seus membros; o ex-deputado federal, Padre Zé Linhares; representando a Administração Superior da Uece, o professor Jerffeson Teixeira de Souza, Procurador Educacional Institucional; representando os orientandos do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho do homenageado, o professor Jânder Magalhães, do corpo docente da UNINTA e doutorando do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva-PPSAC; a família do ilustre agraciado foi representada pelas suas minhas irmãs, Maria do Socorro (Mileide) Sampaio Flores, atual Diretora da Vila das Artes/SECULTFOR, e Ana Maria Sampaio Assereuy, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas/ISCB/UECE e do curso de Medicina/CCS/Uece, demais professores e convidados.