Reitor da Uece realiza visita institucional ao TCE

5 de abril de 2023 - 21:46

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, esteve nesta quarta-feira (5), no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), para reunião com o presidente da instituição, Valdomiro Távora.

No encontro, o reitor apresentou ao presidente do TCE o plano de expansão e interiorização da Uece, aprovado pelo Governo do Ceará, expondo o projeto arquitetônico dos novos campi que serão criados em Canindé, Quixeramobim e Aracati. Destacou, ainda, o campus já existente de Mombaça, que passará a ofertar a área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com o curso de bacharelado em Sistemas de Informação. Atualmente, a unidade de Mombaça compartilha o espaço físico da escola EEEP Professor Placido Aderaldo Castelo e é vinculada à Fecli-Iguatu. “Queremos que Mombaça passe a ter um campus próprio”, destacou o reitor Hidelbrando Soares.

O momento foi também para alinhar a parceria que será em breve firmada entre as instituições. “Quero dizer da nossa alegria em celebrar parceria com o TCE. De um lado, ela fortalecerá a Uece e, de outro, ofereceremos ao TCE o maior portfólio, dentre as universidades estaduais, de pós-graduação do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, ressaltou o gestor da Uece.

Professor Hidelbrando salientou, ainda, a oferta de bolsas aos graduandos em situação de vulnerabilidade social, com perfil Fecop. Com dados obtidos por meio de pesquisa na Uece, foi possível constatar que estudantes que recebem a bolsa finalizam seus cursos, evitando assim o crescimento de evasão escolar, e há um melhor desempenho acadêmico desses alunos. No entanto, o número de bolsas ofertadas ainda é inferior ao número de alunos que precisam do auxílio financeiro.

O presidente do TCE parabenizou as iniciativas da Uece e se colocou à disposição. “Conte conosco! Estamos aqui com a mesma finalidade, de contribuir para oferecer o melhor para a sociedade”, afirmou Valdomiro.

Estiveram também presentes os pró-reitores da Uece, de Administração, Fernando Santos; e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Guiseppe; o recém-empossado assessor de Controle Interno da Uece, Rafael Nogueira Rocha, que na ocasião foi apresentado ao presidente Valdomiro; e o assessor do TCE, Adolfo Oliveira.