Reitor da UECE participa do 61º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM

29 de novembro de 2017 - 13:41 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, participou em Boa Vista, capital de Roraima, do 61º Fórum Nacional de Reitores, da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

O evento ocorreu no período de 22 a25 de novembro. Desta vez, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) foi a instituição anfitriã . A abertura do Fórum aconteceu na noite do último, 22 de novembro, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo do Estado.

alt

O evento ocorreu sob o tema central intitulado O empreendedorismo na gestão universitária: desafios, soluções e inovação na contemporaneidade. Uma temática que, segundo o Reitor da UERR, professor Regys Odlare Lima de Freitas, foi pensada tendo em vista os desafios impostos aos gestores das instituições de ensino superior brasileiras, na atualidade. O tema veio como uma maneira de tentar contribuir com as universidades e com seus gestores. Tendo em vista não apenas à mentalidade empreendedora, mas, sobretudo, como e onde buscar alternativas de financiamento na atual conjuntura em que os fomentos do governo federal ou dos governos estaduais para as universidades estaduais e municipais estão muito escassos, afirmou o reitor.

alt

O presidente da ABRUEM, Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), estava acompanhado dos reitores das 45 universidades associadas. A entidade representa 45% do total de vagas no ensino superior público no Brasil.

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina, tendo sido presidida por duas vezes por reitores da UECE, respectivamente Claudio Regis de Lima Quixadá e  Manasses Claudino Fonteles. O reitor atual da Uece, Jackson Sampaio, já foi membro por dois anos da Diretoria Executiva.

alt

Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 45 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, a Abruem atende milhares de alunos, em todos os níveis do Ensino Superior, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais, a Associação tem na interiorização do ensino superior como uma de suas principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.

alt

A Abruem igualmente é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação, encontros diplomáticos e muito mais.  A instituição justifica plenamente sua razão de existir, sempre em favor da sociedade, em especial das regiões mais carentes e junto às camadas da população que mais necessitam de apoio do sistema estadual e municipal de Educação Superior.

A programação completa do 61º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM incluiu mesas de debate sobre o desempenho, em 2017, das diversas câmaras de temáticas que operacionalizam o trabalho da Associação: aâmara de EaD, da qual a UECE faz parte, por meio da representação da Profa. Eloisa Vidal; a câmara de Graduação; a câmara de Extensão; a câmara de Internacionalização e Mobilidade, a câmara de Pós-Graduação; a câmara de Saúde e Hospitais de Ensino; e a câmara de Governança e Legislação.

Por ocasião do coffee break do 1º dia foi efetuado o lançamento do livro Práticas de Inovação no Ensino Superior: a EaD nas universidades estaduais e municipais, que contém dois capítulos de autoria de professores da Uece: o capítulo 11, Dificuldades Iniciais do Ensino a Distância na Percepção dos Alunos de Ciências Biológicasem Instituição Públicade Ensino Superior no Ceará (Ivo Batista CONDE, Lydia Dayanne Maia PANTOJA, Germana Costa PAIXÃO e José Nelson ARRUDA-FILHO) e o capítulo 16, Autoavaliação na Educação a Distância: como os alunos se percebem em seu processo avaliativo (Germana Costa PAIXÃO, Lydia Dayanne Maia PANTOJA e José Nelson ARRUDA-FILHO).