Reitor da Uece e Embaixador do Japão discutem parcerias acadêmicas e culturais

30 de outubro de 2024 - 16:26

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu, nesta quarta-feira (30), o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, acompanhado do cônsul-geral adjunto, Masami Ohno, e da terceira secretária, Ritsuko Kawashima. O encontro teve como objetivo estreitar laços e discutir novas parcerias entre a Uece e o Japão, com foco em intercâmbios acadêmicos e culturais.

Na abertura da reunião, o reitor fez uma apresentação da Universidade, destacando o compromisso da universidade com a interiorização da educação superior, a criação de polos de ensino a distância via a Universidade Aberta do Brasil (UAB), sua forte atuação na formação de professores e a implementação das políticas de cotas. Ele destacou que essas iniciativas consolidam o papel da Uece como uma das principais instituições públicas de ensino no Norte e Nordeste do Brasil.

O embaixador do Japão no Brasil, senhor Teiji Hayashi, mencionou que esta foi sua primeira visita a Fortaleza, aproveitando a oportunidade para participar de uma reunião do G20 com ministros da educação. “É algo simbólico termos essa reunião aqui em Fortaleza”, afirmou, ressaltando a importância de fortalecer ainda mais a cooperação entre o Japão e a Uece. Ele destacou o papel da professora Laura Tey Iwakami, responsável pelo curso de japonês dos Núcleos de Línguas Campus Itaperi e Fátima da Uece, que conta com mais de 100 alunos, tornando-se um dos maiores do Nordeste.

O embaixador também mencionou a possibilidade de ampliar intercâmbios estudantis com o Japão, mencionando que as bolsas oferecidas pelo governo japonês não exigem domínio da língua japonesa, bastando o conhecimento do inglês. Citou, ainda, a recente visita do primeiro-ministro japonês ao Brasil, em maio deste ano, durante a qual foi feito um comunicado oficial que aumentou o número de bolsas de estudos para brasileiros. Além disso, o consulado tem promovido reuniões explicativas sobre como se candidatar a essas bolsas, tanto para alunos quanto para professores.

Por fim, o embaixador também adiantou que em 2025 será celebrado o 130º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, com uma série de eventos culturais e acadêmicos em planejamento, como a Semana da Cultura Japonesa e seminários online. Ele manifestou o desejo contar com a Uece nessas comemorações.

O reitor da Uece, em sua fala, ressaltou a importância de explorar possibilidades de parcerias com universidades japonesas, visando a mobilidade estudantil e docente. “Gostaríamos de contar com a cultura japonesa nas comemorações dos 50 anos da Uece, em homenagem ao trabalho que já vem sendo feito com o ensino da língua japonesa em nossa instituição”, afirmou. Ao final, o reitor presenteou o embaixador com os livros Meu coração coroado: Mestre Espedito Seleiro, de Eduardo Mota e Além da peixada e do baião: histórias da alimentação no Ceará, dos autores Valéria Laena, Domingos Abreu, Maria de Fátima Farias de Lima, ambos da Editora Senac; além dos marca-páginas com os qrcodes do portfólio de Tecnologias da Uece elaborado pela Agin e do porfólio dos cursos de graduação da Uece que, no papel do marca-página, possui sementes de manjericão que podem ser plantadas para que a planta floresça.

Esse encontro marca um importante passo para o avanço da cooperação educacional entre o Japão e o Ceará, abrindo portas para novas oportunidades de intercâmbio e celebração cultural.

Estiveram presentes também, a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaignac; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Araújo; representando a pró-reitora de Extensão, o professor Pablo Manyé; o pró-reitor de Administração, economista Fernando Santos; a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacionalização, professora Kadma Marques, e a coordenadora dos cursos de japonês dos Núcleos de Línguas da Uece, professora Laura Tey Iwakami.