Reitor apresenta obra do Hospital Universitário para alunos e docentes dos cursos de saúde

20 de outubro de 2022 - 15:23

Ocorreu, na manhã de hoje (20), visita às obras do Hospital Universitário da Uece, situado no campus Itaperi. A visita, organizada pelo Gabinete da Reitoria, teve o intuito de apresentar aos docentes dos cursos vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), aos pró-reitores e aos discentes o andamento das obras do hospital.

Para o reitor, professor Hidelbrando Soares, “o Hospital Universitário da Uece é parte importante das iniciativas de modernização e de ampliação do sistema de saúde do estado do Ceará. A integração entre a Universidade e os equipamentos de saúde colocam esse sistema em um outro patamar, que agrega ensino e pesquisa em saúde ao atendimento à população em uma grande rede. Dessa forma, a Uece, com um novo hospital-escola, poderá atuar, de forma ainda mais qualificada, na formação de profissionais de saúde e na produção científica e tecnológica na área da saúde na Universidade”.

A diretora do CCS, professora Ivelise Brasil, destaca que a experiência da Uece na formação em saúde é fundamental para a garantia da qualidade dos serviços. “O conjunto de conhecimentos gerados na Uece em diversas áreas acoplado à experiência dos cursos de saúde e de gestão darão uma visão de modernidade e de eficiência para o Hospital. Com isso, poderemos atender a um maior número de pessoas da Grande Fortaleza, que terão acesso mais facilitado aos serviços de saúde”, avalia a gestora. A professora ressalta, ainda, que “para a Uece, ampliam-se os campos de estágio e as possibilidades de ensino, pesquisa e pós-graduação nas áreas de saúde e nas correlatas, uma vez que todos os setores estarão envolvidos nesse microcosmo que será o Hospital Universitário.”

Para a professora e coordenadora do curso de Nutrição, Marcia Moura, “saber do andamento das obras enche nosso coração de alegria, principalmente porque sabemos que o hospital irá contribuir muito para a formação de nossos alunos, fornecendo mais um serviço de qualidade para a sociedade”.

O andamento das obras impressionou a aluna do quinto semestre do curso de Enfermagem, Letícia Cristina, representante do Centro Acadêmico do curso. “Eu não imaginava que estava dessa forma. Nós estamos visitando apenas uma das torres e já dá para perceber a diferença gritante entre essa estrutura e a estrutura de outros hospitais que já estão em funcionamento. Esse hospital certamente será um marco acadêmico para a Uece e um ganho para a saúde pública do Estado”.

Saiba mais

O projeto do Hospital Universitário da Uece é executado por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e ocupará uma área de 78,2 mil metros quadrados, com 650 leitos, entre clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), distribuídos em três torres principais: clínica, cirúrgica e materno-infantil.

A unidade será vinculada à estrutura de ensino e pesquisa da Uece, passando a fazer parte da rotina dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciência da Saúde (CCS), através de disciplinas que dependem da prática e vivência hospitalar dos estudantes.