Referência em Ciência Política, profa. Mônica Martins contribui mesmo após aposentadoria

16 de fevereiro de 2024 - 10:36

Professora Mônica Dias Martins é uma das maiores referências da Uece quando se fala em Ciência Política. O verbo é no presente porque, mesmo aposentada desde o último mês de agosto, ela mantém vínculo com a instituição, atuando na Coordenação do Observatório das Nacionalidades, uma rede de pesquisa que contou com forte contribuição da pesquisadora para sua fundação, em 2004, apenas um ano após seu ingresso na Uece.

Sua história na instituição, iniciada em 2003, sempre teve como objetivo contribuir para o conhecimento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, o que a aproximou ainda mais da Uece. “Me encanta participar de uma universidade que tem um perfil de estudantes das classes populares e vivenciar com eles o desejo de conhecer, de trocar saberes para transformar a sociedade”, ressalta Mônica Martins.

A docente começou sua trajetória no campus Fátima, onde funcionava todo o Centro de Humanidades (CH). Formada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Sociologia, seu vínculo era com o curso de Ciências Sociais, para o qual ministrou sua primeira disciplina, Ciência Política. “Nas aulas iniciais da disciplina, sobre o tema Democracia, me senti um pouco insegura até o momento em que vi o brilho nos olhos dos participantes. Eram os primeiros de suas famílias a ingressarem em uma Instituição de Ensino Superior. Isso me motivou. E daí em diante as aulas foram muito prazerosas”, relembra a docente.

As aulas foram prazerosas, mas a experiência completa, Mônica confessa, foi desafiadora. “Um desafio constante. Para a maioria dos discentes, a área de Ciência Política era a menos atraente, mas com os colegas conseguimos criar interesse realizando atividades extraclasse, como encontros, filmes, seminários, visitas a outras universidades, publicação de artigos e livros com os estudantes”.

Militante dos movimentos populares e das lutas sociais, aliados ao estudo atualizado de obras clássicas e contemporâneas, professora Mônica sempre procurou contribuir, levando para a sala de aula os conhecimentos adquiridos em sua trajetória. Conhecimentos esses que não foram reservados apenas para os estudantes de graduação, mas também para os alunos do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/Uece), em que também exerceu a função de coordenadora.

A partir do PPGS, fundou, como mencionado no início deste texto, o Observatório das Nacionalidades, pelo qual foi criada a revista Tensões Mundiais, que conta, ainda hoje, com a professora Mônica Martins como editora. O periódico está avaliado pela Capes com conceito A2 na área de Ciência Política e Relações Internacionais, e se vincula, além do PPGS, ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP).

Dessa experiência, professora Mônica tem muitas lembranças boas, entre as quais destaca sua alegria quando foram publicados, pela Editora da Uece (EdUECE), dois livros organizados pelos estudantes, com textos produzidos, respectivamente, nas disciplinas Teoria das Nações e Pensamento Político Brasileiro.

“Foram os livros Caleidoscópio de Nações: reflexões teóricas a partir de um mapa da questão nacional – de 2013; e Ensaios sobre o Pensamento Internacional Brasileiro: experiências para além da sala de aula – de 2022”, ressalta.

De uma vida dedicada à Uece, professora Mônica Martins, diz levar muito consigo. “Levo grandes amizades e a vivência de um processo coletivo de educação pública”. Ela levou, mas também deixou, e continua deixando muito de si na Uece e naqueles que por ela passam.

É com essa certeza, de continuar contando com todo o conhecimento dessa professora, que é referência em Ciência Política, que a Universidade Estadual do Ceará expressa sua homenagem e agradecimento pelos 20 anos de dedicação e contribuição.