Ranking aponta Uece entre as melhores do mundo e a 1ª do N/NE em Educação de Qualidade

2 de junho de 2023 - 11:28 # # # # # #

 

A Times Higher Education (THE) lançou, neste 1º de junho, o The Impact Rankings 2023, que coloca a Universidade Estadual do Ceará (Uece) entre as 200 melhores Instituições de Ensino Superior do mundo em “Educação de Qualidade”, estando entre as cinco melhores do Brasil e em 1º lugar do Norte e Nordeste.

“Educação de Qualidade” é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). É com base nesses objetivos que o The Impact Rankings avalia as instituições.

Para o ranking geral, em 2023, foram avaliadas 1.591 universidades de 112 países/regiões. Destas, somente 47 são brasileiras, estando a Uece entre as cinco melhores estaduais do país.

O ranking que avalia o ODS “Educação de Qualidade”, em que a Uece se destaca, mede a contribuição das universidades para os primeiros anos e a aprendizagem ao longo da vida, além de sua pesquisa pedagógica e seu compromisso com a educação inclusiva. Nesse quesito, a Uece faz grande contribuição ao Ceará, sendo, historicamente, uma das principais formadoras de professores no estado, como ressalta o reitor da instituição, professor Hidelbrando Soares.

“Esses resultados são fruto de uma universidade que, historicamente, forma bem, de maneira hegemônica, professores na capital e no interior. Somos uma instituição fortemente capilarizada: são 16 campi presenciais – dos quais 13 se situam no interior – e 38 polos de educação a distância. Esses números são representativos de ações formativas que impactam efetivamente na democratização da educação superior. Com isso, são os nossos egressos que, com essa excelente formação, vão para as salas de aula e para os cargos de gestão nas redes pública e privada de ensino atuar, por sua vez, na educação básica.”, avalia o reitor da Uece.

A metodologia adotada na avaliação observa também, entre outros pontos, o número de publicações científicas, o acesso gratuito a recursos educacionais, cursos e palestras para quem não estuda na universidade, atividades de extensão educacional na comunidade local, incluindo escolas e políticas para garantir que essas atividades sejam abertas a todos, independentemente de etnia, religião, deficiência, status de imigração ou gênero.

Desta forma, a colocação da Uece nesse ODS, se deve também a ações como:

Projeto Viva a Palavra – Na perspectiva de fortalecer práticas de letramento crítico da juventude residente nas comunidades do entorno do campus Itaperi, o projeto de extensão tem ampla atuação, com atividades como cursinho popular, círculos de leitura, saraus, oficinas de teatro, aulas de música, oficinas de rap, jornadas da juventude e contação de histórias. Entre outros projetos que atendem demandas comunitárias, o programa colabora para que centenas de crianças, adolescentes e jovens tenham novas alternativas de futuro e oportunidades.

Semana Universitária – Constitui acontecimento-síntese anual da vida acadêmica, que tem por objetivo geral divulgar trabalhos e pesquisas de estudantes, principalmente da Uece, estimulando a produção científica e a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento. O evento promove o intercâmbio e a interdisciplinaridade entre estudantes das diversas áreas e entre universidades locais e/ou nacionais, além de realizar diversas atividades de extensão.

Editais voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social – A Uece tem, permanentemente, a preocupação de garantir não apenas o acesso, mas também a permanência dos jovens na Universidade, considerando que muitos de seus estudantes vivem em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, a oferta de bolsas é uma das prioridades da instituição, sendo realizada, anualmente, seleção desses alunos por meio de edital. Entre diversas outras ações da Uece, mais uma que se destaca é voltada para quem ainda pretende ingressar na universidade, por meio de seleção para oferta gratuita de vagas no Núcleo Pré-universitário UECEVest.

Programa Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas – Programa estruturado com objetivo de desenvolver espaços coletivos de reflexão, debate e acolhimento que possam mitigar problemáticas vinculadas às questões de aquisição de linguagem, escolarização, regularização documental, entre outros. O Programa prima também por elaborar ações que possam contribuir com a inserção laboral, o bem-estar físico, psíquico, cultural, social e ambiental dos migrantes, refugiados e apátridas.

Além do ODS “Educação de Qualidade”, a Uece se destacou também em “Boa saúde e bem-estar”, em que a instituição está entre as 600 melhores do mundo e as quatro mais bem colocadas do Norte e Nordeste do Brasil. Nesse ODS, são consideradas as pesquisas das universidades sobre as principais doenças e condições, seu apoio às profissões de saúde e a saúde de alunos e funcionários.

Para o reitor da Uece, “a Universidade tem uma área de saúde bem consolidada, tanto na graduação quanto na pós-graduação e, há anos, entrega profissionais para as redes de atenção e pesquisadores qualificados nessa área. Nos últimos anos, a Uece atingiu um patamar de maturidade acadêmico-científica que tem, na área da saúde, um expoente para a sociedade cearense. Isso porque, com a oferta de novos cursos de Medicina e de Medicina Veterinária no interior do estado, ampliam-se as possibilidades de formação profissional, de educação inclusiva e de oferta de serviços de saúde para a população.”. O gestor ressalta, ainda, que a Lei Complementar nº 280/2022 é um aspecto singular nesse processo, pois “coloca a Uece no centro da consolidação uma rede de hospitais universitários e centros de estudos e pesquisas em saúde, constituindo verdadeiros polos de produção científica e tecnológica na área.”

Ainda, a Uece está também presente na lista das 600 melhores universidades que se destacam no ODS “Redução das Desigualdades”, estando também entre as quatro melhores colocadas do Norte e Nordeste do Brasil.

“A Uece tem uma sólida história de políticas inclusivas, o que faz, por exemplo, com que muitos dos nossos estudantes sejam os primeiros de suas famílias a ingressarem e permanecerem no ensino superior, além de concluí-lo com sucesso. Isso é motivo de muito orgulho para a nossa comunidade. Trabalhamos, também, para a ampliação dos espaços para pessoas com deficiência, além do fortalecimento de ações afirmativas de equidade étnico-racial e de gênero, ampliando o espaço universitário, inclusive, para fora de seus muros”, ressalta o reitor da Uece.

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