Prorrogadas as inscrições para capacitação em TIC oferecida pela Uece e pelo Atlântico
23 de agosto de 2024 - 15:07
Os interessados em participar do Programa Residência em TIC 20 – Capacita Brasil – C-Jovem terão uma nova oportunidade de se inscrever para o cadastro de reserva até o próximo dia 1º de setembro. O Programa, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Softex, está com inscrições abertas para o cadastro reserva nas trilhas de Ciência de Dados e de Full Stack.
Os interessados podem se inscrever pelo link https://forms.gle/QCDUAaa4N1BB3DTn7, em que deverão anexar documento de identificação com foto, CPF, comprovantes de endereço e de escolaridade, além de preencher as informações solicitadas. A divulgação da classificação preliminar dos candidatos está prevista para o dia 2 de setembro.
Sobre o programa
O programa, que está em execução pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pelo Instituto Atlântico, visa qualificar jovens cearenses em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), desenvolvendo competências essenciais para o mercado de trabalho de tecnologias que, cada vez mais, demanda profissionais da área.
Ao todo, são 2.200 vagas, sendo 1.600 para a trilha de Ciência de Dados e 600 para a trilha de Full Stack. O Capacita Brasil é voltado para alunos de escolas, institutos ou universidades do Ceará, incluindo ensino médio (regular, integral e profissionalizante), técnico subsequente, recém-formados no ensino médio (há até 3 anos) e alunos do ensino superior.
Os cursos de capacitação têm duração de 12 meses e são ministrados em formato totalmente remoto, combinando 30% de atividades síncronas (ao vivo) e 70% de atividades assíncronas (realizadas conforme a disponibilidade dos alunos). O conteúdo inclui disciplinas de Inglês, Projeto de Vida, Empreendedorismo, Raciocínio Lógico, TIC (Ciência de Dados ou Full Stack) e Imersão em empresa parceira. Os participantes que completarem a formação com sucesso receberão uma bolsa de R$ 200,00 mensais durante os três meses de imersão em empresas parceiras.
Esse projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei no. 8.248, de 23 de outubro de 1991.