PROPLAN recebe até 18 de dezembro sugestões dos delegados da I Conferência

6 de dezembro de 2012 - 15:23 #

A primeira parte do texto do Plano de Gestão 2012 – 2016 da Universidade Estadual do Ceará (UECE), resultado da I Conferência de Planejamento Democrático, já está disponível no site (www.uece.br/eventos/planodegestao) para leitura dos interessados. O professor Hidelbrando dos Santos Soares, Vice-Reitor da UECE e Presidente da Câmara de Planejamento, encaminhará até esta sexta-feira (07/12), aos delegados, o quadro de projetos, segundo os sete eixos programáticos, que foram submetidos à análise pela comunidade acadêmica.

A I Conferência de Planejamento Democrático, ocorrida no último dia 30/11, foi o ponto culminante de um processo que teve início em setembro do corrente ano, para tornar realidade o Plano de Gestão 2012 – 2016. Por meio dos resultados, será consolidado o pensamento coletivo da UECE, extraído das consultas populares, feitas preliminarmente no formato de discussões de grupos e plenárias nos Centros, Faculdades, Instituto e Pró-Reitorias. Cumpre-se assim, uma das propostas de campanha do período pré-eleitoral dos atuais reitor e vice-reitor, que lançaram as bases do Plano de Gestão, primeiro para os simpatizantes da Campanha, e eleitos, para toda a comunidade acadêmica, conclamando assim os três segmentos da Universidade a uma co-participação nas futuras decisões da atual administração.

A metodologia aplicada nesta I Conferência de Planejamento Democrático da UECE dividiu, na parte da manhã, os 164 delegados escolhidos nas plenárias dos Centros, Faculdades, Instituto e Pró-Reitorias em sete grupos. Cada um deles recebeu um Quadro de Projetos, contendo os eixos programáticos discutidos e priorizados pelas primeiras discussões que aconteceram em outubro desse ano. Após analisarem os projetos, acrescentarem emendas, fazerem modificações nos textos do projeto e sugerirem alterações, cada um dos grupos escolheu as três melhores propostas de cada eixo. No período da tarde, os grupos se unificaram no Auditório Central, onde realizaram exposição das três prioridades escolhidas, a partir dos sete eixos, e novamente foram feitos debates que resultaram em outras modificações.

O professor Paulo César de Sousa Batista, membro da Câmara de Planejamento da PROPLAN, e um dos idealizadores da metodologia aplicada, afirmou que, de posse do texto do Plano, os delegados vão poder examinar a proposta com todas as modificações sugeridas e vão dispor, de até onze dias, para fazer emendas e correções, concluindo assim, o texto definitivo que deverá ser encaminhado à PROPLAN, impreterivelmente, até o dia 18 de dezembro de 2012.

É a primeira vez que a Universidade trabalha com uma iniciativa dessa natureza, expressa no formato de planejamento democrático para a Instituição. O texto final deverá ser submetido ao Conselho Universitário para aprovação. Participaram ainda da I Conferência, diretores e vice-diretores dos Centros, Faculdades e Instituto, integrantes da comunidade ueceana, do Governo do Estado e da sociedade.