Proplan inicia atividades do Comitê de Aplicação do Gestaopublicagov.br 2026

24 de fevereiro de 2026 - 14:26

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), iniciou na tarde desta segunda-feira, 23 de fevereiro, no campus Itaperi, o ciclo de reuniões que marca o começo dos trabalhos do Comitê Interno de Aplicação do Gestaopublicagov.br – 2026.

O Gestaopublicagov.br é um modelo e sistema de governança desenvolvido pelo Governo Federal com a finalidade de auxiliar órgãos públicos federais, estaduais e municipais no aprimoramento da gestão, no aumento da eficiência e na intensificação da transparência. Seu funcionamento ocorre por meio de autoavaliação baseada em critérios de excelência e boas práticas administrativas.

O modelo está fundamentado na Portaria SEGES/MGI nº 7.383, de 21 de novembro de 2023, e tem como objetivos contribuir para o aumento da maturidade de gestão e governança nos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União, além de aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade.

Na Uece, o Comitê responsável pela aplicação do modelo é presidido pela pró-reitora de planejamento e desenvolvimento institucional, professora Helena Marinho, e composto por nove servidores efetivos dos setores: Pró-reitoria de Planejamento (Proplan),  Departamento de Desenvolvimento Institucional (DDI), Departamento Administrativo-Financeiro (DAF),  Divisão de Material e Patrimônio (Dimap), Divisão de Contratos e Aquisições (Diaq), Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), Assessoria de Controle Interno (Ascoi) e Gabinete da Reitoria. O grupo conta ainda com membros suplentes, o que amplia a participação institucional e assegura uma visão integrada dos processos administrativos.

A formação diversificada do Comitê favorece a socialização e o levantamento de dados necessários em cada setor da Universidade, garantindo suporte técnico e institucional para a execução das atividades previstas no cronograma de 2026.

Com o início das reuniões, a Proplan reforça o compromisso da Uece com a melhoria contínua da gestão pública, alinhando-se às diretrizes nacionais de governança e fortalecendo a transparência e a eficiência administrativa.