PROPGEO/UECE faz homenagem in memoriam ao geógrafo Aziz Nacib Ab’ Saber

5 de setembro de 2012 - 20:28 #

A I Semana de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) cujo tema foi “Novos Olhares Geográficos, Novas Práticas Espaciais e Novas Possibilidades”, ocorrida na última semana de agosto, fez uma homenagem in memoriam ao geógrafo Aziz Nacib Ab’ Saber, que morreu no dia 16 de março de 2012.

A homenagem aconteceu no último dia do evento, no Auditório que recebeu o nome do geógrafo, localizado no Programa de Pós Graduação em Geografia da Uece. Para falar um pouco da história de Aziz Nacib Ab Saber foram convidados os geógrafos prof. Dr. Marcos José Nogueira de Souza (PROPGEO/Uece) e Profª Dr. Rosa Ester Rossini (FFLCH/USP), os quais foram alunos do professor e trabalharam como este em pesquisas importantes no âmbito da geografia brasileira e internacional. Além destes o Prof. Dr. Luiz Cruz Lima (PROPGEO/Uece) presidiu a mesa de homenagem.

O Prof. Dr. Marcos Nogueira falou da importância do professor Aziz Ab’Saber no desenvolvimento de pesquisas e conceitos ligados as áreas de geomorfologia, ecologia, arqueologia, geologia e geografia brasileira e internacional. Sua dedicação aos trabalhos de campo nas diversas áreas do território brasileiro resultou em contribuições extraordinárias aos estudos dos biomas e dos processos que ocorrem nessa área do conhecimento. Ressaltou ainda o papel e o apoio de Aziz Nacib Ab’ Saber ao desenvolvimento e expansão da pós-graduação brasileira sendo importante articulador de estudos interdisciplinares e de pesquisas, que até hoje são atuais, e que servem de base aos estudos das diferentes áreas do saber.

Já a professora Rosa Ester Rossini fez uma biografia de Aziz Nacib Ab’ Saber, ressaltando a sua trajetória de vida desde os primeiros passos na academia até suas últimas atividades enquanto pesquisador. Falou ainda das habilidades artísticas como desenhista, que Aziz demonstrava durante as aulas ao tentar expor de maneira clara e objetiva as formas de relevo e processos que ocorrem sobre a terra.  Além disso, falou das experiências cotidianas que teve com o professor Aziz, em diversas viagens e reuniões, ressaltando o espírito de humanidade e comprometimento que este tinha com a sociedade, tendo em vista sua trajetória marcada pelo envolvimento com movimentos sociais. Mais recentemente, acompanhou de perto as últimas alterações ao Código Florestal Brasileiro e sempre expunha a insatisfação e consequências que algumas decisões deste documento poderiam trazer para a sociedade.

Após as falas dos professores, a Prof. Drª Rosa Ester Rossini entregou a profª Drª Maria Lucia Brito, coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Geografia da Uece, a última obra que Aziz concluiu antes de seu falecimento. Em seguida, a professora Lúcia Brito e o Prof. Dr. Otávio Costa encerraram o evento agradecendo aos convidados, professores e alunos, ressaltando a importância da I semana de Pós-Graduação em Geografia e em especial a importância daquele momento de homenagem ao professor Aziz Ab’Saber no PROPGEO.

Pequena biografia de Ab’ Saber

Aziz Nacib Ab’ Saber era filho de um libanês e de uma brasileira de São Luiz do Paraitinga. Ingressou na USP no curso de Geografia e História aos dezessete anos, assumindo sua primeira função pública como jardineiro da Universidade, enquanto dava continuidade à sua formação com cursos de especialização. Ab’ Saber morreu de parada cardíaca na manhã de 16 de março de 2012, em sua casa na região metropolitana de São Paulo, aos 87 anos. A informação foi dada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que Ab’ Saber presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra e conselheiro. Além da SBPC, o Prof. Aziz destacou-se como Professor Emérito da FFCHL/USP,  Professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP, Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências e Membro honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, entre outros.