Projeto do Pronatec/Funece é destaque em evento de avaliação em Brasília

28 de fevereiro de 2018 - 19:00

O coordenador geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), e vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, participou nos últimos dias 21 e 22 de fevereiro, do 1º Encontro de Avaliação do MedioTec, em Brasília.

alt

O encontro debateu as oportunidades de aprendizagem que o MedioTec, em seu primeiro ano, levou aos estudantes e como ele pode ser melhorado para influenciar ainda mais a vida das pessoas.

O Pronatec/Funece teve o projeto “Estratégias Inovadoras de Acompanhamento Psicopedagógico aos Alunos Medio/Funece” selecionado entre as cinco experiências mais exitosas do país para ser apresentado durante o evento.

alt

O projeto de acompanhamento psicopedagógico da Funece busca desenvolver ações inovadoras e efetivas, agregando atendimento diferenciado e individualizado ao estudante, considerando que o contexto do aluno jovem demanda atenção especializada em função dos desafios enfrentados na escola pública, associados à dupla jornada de estudos (ensino médio regular e profissionalizante) às situações de vulnerabilidade social e econômica de suas famílias.

“O projeto integra oito ações com uso de uma plataforma eletrônica que dialoga com o jovem. Essa perspectiva holística e tecnológica despertou grande interesse dos demais estados”, ressaltou o coordenador Hidelbrando Soares.

alt

Algumas dessas ações são o “Projeto de Vida”, que tem como objetivo estimular no aluno o interesse em relacionar os cursos técnicos com suas expectativas e metas de futuro; e a “Sala Virtual”, um espaço online de interação com o estudante, onde são disponibilizados fóruns, vídeos, textos motivacionais e podcasts. Além desses, o projeto integra também pesquisa do perfil dos alunos, reunião de pais, capacitação docente, interação com alunos líderes, semana de integração e visitas in loco.

Para o coordenador geral do Pronatec/Funece, o encontro foi uma oportunidade para troca de experiências. “A maior relevância do evento foi a troca de experiências. Muitos projetos e ações importantes e inteligentes estão sendo desenvolvidos em outras partes do Brasil. Esse aprendizado, acadêmico e administrativo, colabora no aperfeiçoamento do programa na universidade”, destaca Hidelbrando.

Além da participação da Funece no evento, o coordenador foi ainda convidado para entrevista na TV MEC, com o objetivo de falar do projeto, bem como sobre a atuação do Pronatec no Ceará.

Imagens da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC)