Projeto de inclusão social pode ajudar egressos do Sistema Penitenciário do Ceará

23 de julho de 2012 - 19:04 #

Metade dos egressos dos presídios existentes no país volta a delinqüir em menos de um ano, segundo estudos de ONGs. No Ceará, a Pastoral Carcerária estima a reincidência em 80%.

A perspectiva de um preso, em regime semi-aberto ou após cumprir pena, reintegrar-se à sociedade faz parte de tarefa complicada e difícil, a começar pelo preconceito. Mas, esse será um desafio para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), que atende convite da Fundação Educacional Deusmar Queirós e, juntamente com várias outras instituições, já começa a trabalhar na estrutura do Programa de Responsabilidade Social chamado de Fábrica Escola. A primeira reunião do grupo que aderiu ao projeto, aconteceu no gabinete do Reitor da Uece, Jackson Sampaio, no Campus do Itaperi. Na ocasião, houve a apresentação dos representantes das instituições convidadas a integrar o projeto, que deram algumas sugestões de como deverão contribuir para o sucesso da proposta de ressocialização da comunidade carcerária. A próxima reunião está agendada para as 9h do dia 3 de agosto de 2012, na PAX Corretora de Valores, na Avenida Dom Manuel, 1020, Centro.

“Projeto Institucional de Reintegração e Inclusão Social de Pré-egressos e Egressos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará e seus Familiares” foi a proposta apresentada, ao Reitor da Uece, Jackson Sampaio, pelo superintendente da Fundação Deusmar Queirós, Vicente de Paulo Pereira, que disse ser a Universidade, a primeira instituição a ser abordada, com o objetivo de que seja firmada uma parceria para implantação do projeto. Nada menos que sete parceiros, incluindo a Uece, participaram desta primeira reunião, cujos primeiros passos já estão sendo dados para a estruturação do trabalho.

Segundo o Reitor Jackson Sampaio, a parceria Uece e Fundação Educacional Deusmar Queirós será realizada através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Durante a reunião, o Reitor fez uma rápida explanação sobre a Universidade. Enfatizou que ela conta com 10 Campi, sendo dois em Fortaleza e oito no interior do Estado. Tem 75 cursos de graduação, e 93 cursos de pós-graduação distribuídos em 30 cursos de Especialização (lato sensu), 16 mestrados acadêmicos, sete doutorados e sete cursos de Mestrado Profissionais. Além disso, conta com 144 grupos de pesquisas, cadastrados no CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Pesquisa. Lembrou também, que 62% dos alunos da Uece estão em cursos voltados para formação de professores.

A Pró-Reitora de Extensão, professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, explicou que a Uece dará um grande suporte ao projeto, através das áreas de administração e contabilidade, além de apoio dos cursos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia e Pedagogia. Essa capacitação poderá também contar com outras áreas como nutrição, química (na preparação de produtos de limpeza, por exemplo) e artesanato.

O superintendente da Fundação Deusmar Queirós, Vicente de Paulo Pereira, que coordena o projeto, disse que a proposta se fundamenta em quatro momentos assim resumidos: 1. aprender a ser cidadão, construindo a cidadania; 2. aprender a conviver; 3. aprender a fazer; 4. receber formação empreendedora. O objetivo é habilitar a comunidade carcerária a montar seu próprio negócio, ou capacitá-los para assumir as vagas oferecidas pelo mercado profissional. Outro aspecto que merece destaque é o trabalho que será realizado junto aos familiares do detento. Vicente de Paulo observa que “para tornar o projeto uma realidade terá que trabalhar com os vários segmentos da sociedade”.

A coordenadora da Pastoral Carcerária, Ruth Leite Vieira, destacou que o projeto além de capacitar o detento para assumir um emprego, pode trabalhar também o lado espiritual, sem abordagem religiosa. Estudos de ONGs indicam que, nacionalmente, metade dos egressos dos presídios volta a delinquir em menos de um ano. No Ceará, a Pastoral Carcerária estima a reincidência em 80%. A população carcerária flutuante é de 17 mil pessoas. Esse total coloca-o como o oitavo estado brasileiro com o maior número de encarcerados. No Nordeste, fica atrás apenas de Pernambuco.

A reunião para conhecimento do “Projeto Institucional de Reintegração e Inclusão Social de Pré-egressos e Egressos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará e seus Familiares”, contou com a participação do superintendente da Fundação Educacional Deusmar Queirós, Vicente de Paulo Pereira, acompanhado do vice-presidente da mesma Fundação, Geraldo Lima Júnior, do Reitor Jackson Sampaio, da Chefe de Gabinete da Uece, Belisa Maria Veloso Holanda, dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira, Extensão, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, Graduação, Marcília Chagas Barreto, da diretora do CCS da Uece, Gláucia Posso Lima, do coordenador da UAB da Uece, Fábio Castelo Branco, da representante da Procuradoria Jurídica da Uece, Luzia Elisandra Nogueira, da desembargadora Maria Celeste Aragão e Celeste Ruth Leite Vieira, da Pastoral Carcerária, dos juízes do Tribunal de Justiça, Cezar Belmino, Luciana de Souza e Maria das Graças Almeida de Quental, do Ministério Público, Manoel Epaminondas, da Defensoria Pública, Delano Câncio Brandão, da Vara de Execução de Penas Alternativas (VEPA/TJ), Ana Paula de Lima Pinto e Maria do Socorro Fagundes.

Fotos:

Fonte / Informações: Coordenador do Projeto, Vicente de Paulo, 9103-6942