Programa oferece 2.200 vagas para capacitação gratuita de jovens em TIC

4 de junho de 2024 - 15:49

Estão disponíveis 1.600 vagas para a trilha de Ciência de Dados e 600 para a de Full Stack. As atividades serão conduzidas pela Uece e pelo Instituto Atlântico. As inscrições seguem abertas até 10/06.

O Programa Residência em TIC 20 – Capacita Brasil – C-Jovem, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Softex, está com inscrições abertas. O programa, que será conduzido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pelo Instituto Atlântico, visa qualificar jovens cearenses em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), desenvolvendo competências essenciais para o mercado de trabalho.

Serão disponibilizadas ao todo 2.200 vagas: 1.600 para a trilha de Ciência de Dados e 600 para a trilha de Full Stack. O Capacita Brasil é voltado para alunos de escolas, institutos ou universidades do Ceará, incluindo ensino médio (regular, integral e profissionalizante), técnico subsequente, recém-formados no ensino médio (há até 3 anos) e alunos do ensino superior.

A Uece e o Instituto Atlântico são parceiros na execução do programa, com os estudantes regularmente matriculados e certificados pela Universidade. Nas trilhas técnicas, o Instituto Atlântico conduzirá a trilha de Full Stack utilizando o mesmo corpo docente e estrutura já empregados em suas capacitações, por meio da sua unidade educacional, Avanti. A trilha de Ciência de Dados será executada pela Uece.

Eliabe Abreu, Gerente de Projeto do Instituto Atlântico, destaca a importância do estudo de Full Stack para profissionais em início de carreira na área de TI: “Esta formação oferece uma visão abrangente e integrada do desenvolvimento de software, permitindo que os profissionais sejam versáteis e capazes de lidar com diversas etapas de um projeto, aumentando suas oportunidades no mercado de trabalho e potencializando suas capacidades de resolver problemas complexos e de colaborar de maneira eficaz em equipes multidisciplinares”.

O professor Jerffeson Teixeira de Souza, coordenador da Agência de Inovação da Uece e do programa na universidade, ressalta: “A formação em Ciência de Dados é essencial para preparar os jovens para as demandas do mercado atual, proporcionando habilidades analíticas e técnicas valorizadas em diversos setores”.

Os cursos de capacitação terão duração de 12 meses e serão ministrados em formato totalmente remoto, combinando 30% de atividades síncronas (ao vivo) e 70% de atividades assíncronas (realizadas conforme a disponibilidade dos alunos). O conteúdo inclui disciplinas de Inglês, Projeto de Vida, Empreendedorismo, Raciocínio Lógico, TIC (Ciência de Dados ou Full Stack) e Imersão em empresa parceira. Os participantes que completarem a formação com sucesso receberão uma bolsa de R$ 200,00 mensais durante os três meses de imersão em empresas parceiras.

As inscrições para o Capacita Brasil – C-Jovem estão abertas até 10 de junho de 2024 e podem ser feitas pelo link http://www.atlanticoavanti.com.br/capacita-brasil-1. Os candidatos devem anexar cópia do CPF, RG, CNH ou Carteira de Trabalho, comprovante de residência atualizado ou declaração de residência, e comprovante de escolaridade. As aulas estão previstas para começar em julho de 2024.

Importante destacar que, no Ceará, o Programa Residência em TIC 20 – Capacita Brasil, utiliza a metodologia do Programa C-Jovem, criado em 2022, que já capacitou mais de 11 mil jovens de 174 escolas estaduais de educação profissional e de tempo integral em 73 municípios cearenses. A meta é capacitar 100 mil jovens em cinco anos, melhorando a qualidade de vida dos jovens e suas famílias e promovendo o desenvolvimento econômico e social em todas as regiões do Ceará.

O C-Jovem é desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), do Trabalho (STE) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com UECE, IFCE, UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico. Além disso, a UECE possui termo de cooperação técnica com os Institutos Arco e SER+ para executar os módulos de Projeto de Vida, Comunicação e Relacionamento Interpessoal no âmbito do Programa C-Jovem.

Acesse aqui o edital de seleção de alunos.