Programa da Uece para migrantes realiza II Festa dos Povos

13 de setembro de 2024 - 10:42

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Programa Vidas Cruzadas, e em parceria com a Pastoral do Migrante do Ceará, realizará, no dia 26 de setembro, das 9h `às 18h, no campus Itaperi, a II Festa dos Povos.

Entre as atividades, detacam-se as apresentações culturais e a Feira do Migrante. Na Feira, serão expostos e comercializados produtos fabricados pelos próprios migrantes.

A ação integra as atividades do Programa de Extensão Universitária da Uece “Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas”, coordenado pela professora Denise Cristina Bomtempo (CCT/PROPGEO). O Programa tem como objetivo desenvolver espaços coletivos de reflexão, debate e acolhimento das pessoas em situação de migração que possam mitigar problemáticas vinculadas às questões de aquisição de linguagem, escolarização, regularização documental, inserção laboral, expressão cultural, mediação de conflitos, atendimento psicológico, capacitação técnica, entre outros. Para tanto, uma série de cursos, oficinas, seminários, rodas de conversas, atendimentos diversos são oferecidos para a população migrante estabelecida em Fortaleza e municípios da Região Metropolitana.

De acordo com informações levantadas em pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais (Leaup), do Programa de Pós-graduacao em Geografia (Propgeo/Uece), cerca de 20 mil migrantes de diferentes nacionalidades vivem hoje no Ceará, com maior concentração em Fortaleza e região metropolitana.

Para participar da II Festa dos Povos, basta fazer inscrição no site do evento. Serão contabilizadas horas de atividades. A inscrição é solidária, portanto, toda a comunidade é convidada a contribuir com produtos de higiene pessoal, brinquedos ou roupas, que serão destinados para as pessoas em situação de migração atendidas pela Pastoral do Migrante.

Veja abaixo a programação da II Festa dos Povos