Programa da Uece para migrantes realiza 1ª Festa dos Povos

23 de outubro de 2023 - 16:15 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Programa Vidas Cruzadas, e em parceria com a Pastoral do Migrante do Ceará, realizará, na próxima quarta-feira (25), das 9h as 20h30, no campus Itaperi, a 1ª Festa dos Povos.

Entre as atividades, detacam-se as apresentações culturais e a Feira do Migrante. Na Feira, serão expostos e comercializados produtos fabricados pelos próprios migrantes, tais como: pratos típicos dos países de origem dos participantes, confecções étnicas, artesanatos, entre outros.

Na programação consta também cuidados terapêuticos oferecidos aos migrantes no Espaço Ekobé, realização de uma Roda de Conversa com tema “Soberania Alimentar e Migração” e manifestações culturais dos migrantes, por meio da dança, da música e da poesia no Auditório Paulo Petrola.

A ação integra as atividades do Programa de Extensão Universitária da Uece “Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas”, coordenado pela professora Denise Cristina Bomtempo (CCT/PROPGEO). O Programa tem como objetivo desenvolver espaços coletivos de reflexão, debate e acolhimento que possam mitigar problemáticas vinculadas às questões de aquisição de linguagem, escolarização, regularização documental, inserção laboral, expressão cultural, mediação de conflitos, atendimento psicológico, capacitação técnica, entre outros.

Para participar, basta fazer inscrição em https://uece.br/eventos/festadospovos/. Serão contabilizadas horas de atividades. A inscrição é solidária, portanto, toda a comunidade é convidada a contribuir com alimentos ou material de higiene pessoal, que será destinado aos grupos de migrantes em situação de vulnerabilidade.

Veja abaixo a programação da 1ª Festa dos Povos

8h as 17h – Feira do Migrante
Local: Corredor Central do campus Itaperi

9h as 11h – Acolher Você é cuidar de todos/as nós!
Acolhida e cuidados aos migrantes no Espaço Ekobé
Local: Espaço Ekobé

13h30 as 15h30 – Roda de Conversa: Soberania Alimentar, Cultura e Migração
Yaima Ortega (Cozinheira Cubana)