Prograd/Uece apresenta metodologia de prospecção de novos cursos

28 de fevereiro de 2022 - 15:50

Conhecer as expectativas e entender as demandas da sociedade é uma das principais necessidades de uma instituição de ensino superior, especialmente em relação à instituição de novos cursos. Com o objetivo fornecer subsídios para a política de graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Pró-reitoria de Graduação (Prograd/Uece) sistematizou uma metodologia para estudo de demandas para ampliação da oferta de cursos nas unidades acadêmicas que passam por ampliação de suas estruturas. A metodologia poderá ser usada, também, para demandas futuras.

O estudo de demandas está relacionado à possibilidade de desenvolver novos cursos a partir de análise das vocações e de potencialidades econômicas, sociais, culturais e educacionais existentes nos municípios, a identificação de necessidades e expectativas sociais nos municípios ou, mesmo, de carência de pessoal com formação em nível superior para potencializar o desenvolvimento territorial nas regiões que sediam unidades acadêmicas da Uece.

Os dados são levantados a partir de estudos e da escuta ativa dos diversos segmentos sociais e econômicos das regiões. Posteriormente, esses dados serão filtrados a partir da análise da capacidade de a Uece ofertar as demandas levantadas. Nessa análise, as variáveis analisadas estão relacionadas à identificação de ofertas públicas de cursos semelhantes na região e à análise das condições existentes nas unidades, como previsão e disponibilidade de recursos para viabilizar as ofertas com base no quadro docente existente ou a contratar, infraestrutura de biblioteca e de laboratórios, entre outros.

Para contemplar a comunidade das unidades acadêmicas da Uece e realizar a escuta dessas demandas, a Prograd/Uece organiza uma série de seminários com membros da comunidade universitária. Os eventos acontecem com membros das diversas unidades e das entidades representativas das regiões.